Cidade do Pará é a mais violenta da Amazônia; veja ranking
De acordo com um novo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cidade de Floresta do Araguaia, no sul do estado do Pará, é a mais violenta da Amazônia Legal. Vale ressaltar que a maioria das cidades com índices elevados de violência estão no estado paraense, como é o caso de Cumaru do Norte.
Saiba mais detalhes.
Floresta do Araguaia é a cidade mais violenta da chamada Amazônia Legal
Na última quinta-feira (30), o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou parte do levantamento “Cartografias da Violência na Amazônia”, que avaliou o período de 2020 a 2022. Segundo os seus resultados, Floresta do Araguaia, no Pará, é o município mais violento da chamada Amazônia Legal. A cidade, que conta com 17,8 mil moradores, registrou uma taxa de 128,6 homicídios a cada cem mil habitantes.
Lembrando que a Amazônia Legal é uma área delimitada por lei federal e envolve diversos estados, como Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.
Já o município paraense em destaque fica às margens do rio Araguaia e faz fronteira com o estado do Tocantins. Além disso, abriga terra indígena e assentamentos rurais, o que tem provocado conflitos fundiários e agrários. Em 2020, de acordo com o Fórum, foram registrados ao menos treze deles.
Para além disso, outro aspecto que pode explicar a violência é que a região é objeto de disputas de fazendeiros atuantes na criação de gado e também madeireiros. Nesse sentido, é válido pontuar que a economia da cidade paraense está fortemente relacionada com a pecuária, agricultura e mineração.
Por fim, vale destacar que o levantamento do Fórum também indica outras cidades do estado entre as mais violentas da Amazônia Legal. É o caso, por exemplo, de Cumaru do Norte, Mocajuba, Anapu, Novo Progresso e Abel Figueiredo.
Imagem: Reprodução/Agência Pará