Cidade do Pará é perfeita para aproveitar o tempo de lazer com sua família

Marabá é um dos destinos mais procurados pelos paraenses durante o verão, graças a suas belas paisagens, praias movimentadas e um pôr do sol inesquecível. Como principal cidade de sua região, o município oferece uma série de atrativos para os visitantes.

Localizada a 500 quilômetros de Belém, a cidade é banhada pelos rios Tocantins e Itacaiúnas. O acesso a partir da capital pode ser feito de carro, com cerca de 6 horas de viagem, ou por avião, com voos diretos de aproximadamente 1 hora.

A cultura, a história e a população de Marabá, que registrou quase 284 mil habitantes de acordo com o censo de 2020, convidam os turistas a explorarem mais profundamente esse vasto estado. Saiba mais!

Rica em história

O Museu Municipal Francisco Coelho é uma excelente opção de lazer para quem deseja conhecer a história da cidade. Lá, os visitantes têm a oportunidade de explorar diversos temas, como a fundação da cidade, os momentos históricos marcantes, as belezas naturais, os rios e os povos originários, entre outros conteúdos.

A história de Marabá remonta a 1898, quando Francisco Coelho estabeleceu o comércio na região, mais precisamente em uma área chamada Pontal, que é o encontro dos dois rios. Ele fundou um estabelecimento comercial chamado “Casa Marabá”; e foi a partir desse empreendimento que a cidade recebeu o seu nome.

Uma curiosidade interessante é o destaque dado ao “homem branco”. Segundo uma reportagem do É Pará, a população enfatiza essa figura devido às descobertas arqueológicas que revelaram indícios da presença de povos indígenas na região.

Arte e esporte

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer diversos artistas independentes, como o talentoso Bino Sousa. Desde 2014, o artista visual tem se dedicado a embelezar a cidade por meio de seus murais. No ano seguinte, ele começou a colaborar com a prefeitura, levando suas obras para cada canto, ruas, muros e esquinas, colorindo e estampando as maravilhas de Marabá.

A Praia do Tucunaré é uma parada obrigatória para os amantes de praias. Essa praia surge somente durante o verão, quando as chuvas cessam e o rio seca, revelando bancos de areia perfeitos para diversão e lazer.

Para os mais aventureiros, a prática de caiaque é uma opção emocionante. Os entusiastas dessa atividade têm a oportunidade de passear e aprender sobre os diferentes tipos de caiaques, a importância do equilíbrio, as técnicas de remo e até mesmo a prática da pesca.

Imagem: Divulgação/Jordão Nunes