Cidade do Pará sofre com seca e calor intenso: ‘Nunca passamos por isso’

Na cidade de Bom Jesus do Tocantins, no estado do Pará, a seca e o calor extremo foram responsáveis pela morte de 100 cabeças de gado. Pecuaristas de toda a região estão sendo afetados por causa da falta de chuvas. De acordo com a Defesa Civil, a seca está mais intensa do que a registrada em anos anteriores.

Saiba mais detalhes sobre a grave situação no município.

Seca e calor intenso estão prejudicando pecuaristas da cidade paraense

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do estado do Pará, há 258 mil cabeças de gados na cidade de Bom Jesus do Tocantins (PA). Contudo, nas últimas semanas, foram registradas 110 mortes desses animais.

De acordo com a engenheira agrônoma Lilian Soares, parte da economia da cidade é voltada para criação de gado e agricultura familiar. Com isso, “nem todos os pecuaristas têm condições de suprir a alimentação do gado com ração animal porque eleva muito o custo de produção”, ressalta.

Somado a essa dificuldade financeira, há um fator climático que tem causado a morte dos rebanhos. Os pastos estão secos por causa do calor e da falta de chuva e, como o pasto é a alternativa de alimento mais barata para o gado, os rebanhos estão ficando magros e debilitados com essa falta de comida.

Nesse sentido, a preocupação é alta, porque a Defesa Civil do município aponta para uma seca mais intensa do que em anos anteriores.

“O verão foi puxado, secou o pasto e a criação foi enfraquecendo e o que aconteceu foi que elas morreram. Tentei dar milho com ração, depois tentei arrumar um pasto, alugar pra mudar elas, mas não achei aqui nessa região porque não tem capim sobrando”, conta o criador de gados Manoel Araújo.

Apesar da expectativa de melhora, a previsão indica mais dias quentes e secos pela frente no estado do Pará.

Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!

Imagem: Reprodução/TV Liberal