Cidade medieval no Ceará? Saiba mais

No meio do sertão nordestino, uma “cidade” com castelos, torres, brasões, estandartes inspirados no período medieval europeu tem chamado a atenção de turistas e curiosos. A construção do espaço ainda não foi concluída, mas a intenção dos seus idealizadores é que ali funcione um campus universitário.

Saiba mais detalhes a respeito do espaço.

Cidade medieval no sertão cearense chama a atenção de turistas

No município de Umirim, no sertão do Ceará, uma “cidade” com castelos, torres, brasões, estandartes inspirados no período medieval europeu está chamando a atenção de quem passa por perto. A ideia de construir o espaço é do professor e empresário Oscar Spíndola, 67 anos, que é apaixonado pelo período.

Vale ressaltar que a cidade conta com réplicas fiéis de um castelo medieval, escultura de um guerreiro templário, ponte levadiça e até um calabouço. Segundo o professor Júlio Barros, o objetivo do espaço é que, no futuro, funcione como um campus universitário com as características da Europa medieval.

“Tudo foi inspirado na época tardomedieval [fase final da Idade Média], como a Ilha da Madeira, de Portugal. Aquelas edificações têm significado especial porque registram parte da memória, relembram a história dos templários”, explicou o professor, que atua como um dos coordenadores dessa obra.

No entanto, além da inspiração na Europa medieval, a cidade também reproduzirá as construções do Brasil colonial. Portanto, a ideia é que todos os detalhes das casas sejam réplicas daqueles encontradas no período que vai do ano de 1740 até a chegada da família imperial portuguesa, em 1808.

“O Brasil colonial é eclético e muito fundamentado também pelos exemplos dos mestres de Dom José de Sobral. Então, nós captamos, eu que sou pesquisador, estudioso, conheço Sobral há muito tempo, e a gente pesquisou, identificou, todas as técnicas são resgatadas”, concluiu o professor Júlio Barros.

Imagem: Divulgação/Fazenda Thanks