Cidades da Bahia registram clima de deserto
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar de oito cidades da Bahia estão entre as menores do país. Alguns municípios estão registrando 11%, índice considerado como clima de deserto. Ibotirama, Piatã, Remanso e Brumado são os principais destaques.
Saiba mais detalhes sobre o tempo na região brasileira.
Clima de deserto é registrado em municípios da Bahia
Nas últimas 24 horas, a umidade relativa do ar de oito cidades baianas estão entre as 10 menores do país, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em algumas cidades, como Ibotirama, no oeste da Bahia, e Piatã, na Chapada Diamantina, o registro foi de 11% de umidade.
Um índice tão baixo como esse só é encontrado em desertos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Outros destaques são Remanso, no norte da Bahia (13% de umidade) e Brumado, no sudoeste baiano (14% de umidade). Todos os registros são inferiores aos 60% recomendados pela OMS.
Também vale destacar Santa Rita de Cássia (15%), que fica no oeste da Bahia, Irecê (16%), no norte, Barreiras (18%), no oeste, além de Formosa do Rio Preto (18%), também no oeste baiano.
Para efeito de comparação, no deserto do Saara, a umidade relativa do ar fica, em média, na casa dos 13%, superior à registrada nas cidades baianas. No entanto, mesmo com os baixos índices, nenhum alerta foi emitido pelo Inmet. Vale ressaltar que a Bahia foi o primeiro estado a registrar um clima de deserto.
Vale destacar que o estado também vem sofrendo com as altas temperaturas desde o mês de outubro. No início do último mês, por exemplo, Ibotirama registrou a maior temperatura do país, com 40,8 °C e sensação térmica de 42 °C. Já em Salvador, nesta semana, os termômetros poderão alcançar os 34 °C.
Imagem: Reprodução/Freepik