Defesa Civil reconhece situação de emergência em 11 cidades de Pernambuco devido à estiagem

Enquanto uma parte das cidades de Pernambuco sofrem com as fortes chuvas, 11 municípios estão em situação de emergência devido à seca.

A situação foi reconhecida pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil no Diário Oficial da União, no dia 28 de março de 2023. Confira!

Situação de emergência em cidades de Pernambuco

A estiagem tem atingido 11 cidades de Pernambuco e são elas: Vertentes, Triunfo, Taquaritinga do Norte, Serra Talhada, Riacho das Almas, Petrolina, Petrolândia, Parnamirim, Jataúba, Afrânio e Afogados da Ingazeira.

No mês de fevereiro de 2023, a seca atingiu a Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Apesar de 11 cidades pernambucanas estarem em situação de emergência devido à estiagem, a região Nordeste apresentou condição de chuva.

Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nordeste registrou seca fraca em 14% no mês de fevereiro e o pior estado no mesmo mês foi Santa Catarina.

Os registros da agência mostram que no mês de fevereiro o estado com maior área com seca foi o Amazonas, com 875.204km², enquanto que Pernambuco registrou 25.404km².

Já os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal não apontam nenhum registro de seca.

Saúde durante a estiagem

A situação de emergência em 11 cidades de Pernambuco acendem um alerta para que as pessoas que moram nesses locais deem atenção extra à saúde. Confira essas dicas!

  • Se hidrate: água, água de coco ou suco natural são ótimas escolhas;
  • Evite atividade física ao ar livre entre as 10 horas da manhã e 16 horas da tarde, são os períodos mais quentes;
  • Faça refeições leves, coma legumes e frutas;
  • Use protetor solar e cremes hidrantes para a pele e lábios.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que as pessoas em regiões com umidade abaixo de 30% devem ficar alertas.

Além das dicas anteriores, é importante cuidar da hidratação dos olhos e nariz, a baixa umidade pode causar sensação de ressecamento nessas áreas. Por isso, recomenda-se o uso de soro fisiológico.

Imagem: jcomp / freepik.com