Cidades do Ceará reconhecem situação de emergência devido à seca

Duas cidades do interior do Ceará tiveram suas situações de emergência reconhecidas pelo Governo Federal na última quarta-feira (14) devido às secas que as atingem.

Assim, os municípios de Canindé e Morada Nova podem solicitar verbas para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) a fim de oferecer atendimento à população.

Saiba mais informações a seguir.

Seca em cidades do Ceará

O MIDR, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta semana o estado de emergência das cidades de Canindé e Morada Nova, no interior do Ceará, em razão das secas que atingem essas cidades.

Os governos locais estão aptos a solicitar recursos para que os municípios possam atender a população e oferecer a ajuda necessária aos afetados.

Ações como socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada podem ser realizadas com as verbas do Governo Federal, segundo o MIDR. O pedido deve ser feito via Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

Com a solicitação e os dados enviados pelos municípios, a Defesa Civil Nacional enviará uma equipe técnica para avaliar os danos, as metas e os valores solicitados pelas cidades. Em caso de aprovação, as quantias liberadas pelo MIDR serão publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Chuvas no território cearense

Enquanto umas cidades sofrem com a seca, há previsão de chuva em todas as macrorregiões do Ceará até a próxima sexta-feira (16), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O estado apresentará maior cobertura de nuvens e chuvas passageiras em razão da aproximação de áreas de instabilidade oriundas do leste do Nordeste.

Já para o sábado (17), a Funceme informa que o tempo ficará mais estável e menos favorável a precipitações em todo o Ceará.

Onde encontrar mais informações?

Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!

Imagem: Gioras Xerez/G1 Ceará