Cidades do Pará devem ter mudança no número de vereadores em 2024

Nas eleições municipais do ano que vem, dezenas de cidades do estado do Pará serão obrigadas a alterar o número de vereadores em suas Câmaras. Isso acontece porque suas populações foram reduzidas ou ampliadas entre 2010 e 2022, conforme mostrou o Censo Demográfico, divulgado neste ano.

Saiba mais detalhes.

Cidades paraenses deverão alterar o número de vereadores nas próximas eleições

Conforme mostrou o Censo Demográfico 2022, que é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de diversos municípios paraenses foi alterada em relação ao ano de 2010. Por esse motivo, terão o seu número de vereadores alterados nas eleições municipais do ano que vem.

Nesse sentido, algumas cidades deverão sofrer uma redução no número de parlamentares. É o caso, por exemplo, de Santana do Araguaia, que passará de 15 para 13 vereadores. Por outro lado, municípios como Santarém e Bragança deverão ter um aumento de parlamentares em suas respectivas Câmaras.

A redução de vereadores é obrigatória a essas cidades com diminuição da sua população entre 2010 e 2022. Já o aumento depende de um pedido dos próprios vereadores para alterar a lei orgânica dos seus municípios. Esse processo deve acontecer antes da data final das convenções partidárias.

Vale ressaltar que a possibilidade de aumentar o número de cadeiras na Câmara já estava disponível para algumas cidades do estado nas eleições municipais de 2020. Na época, houve preferência pela utilização dos dados do Censo Demográfico de 2010 e não as projeções para o novo levantamento, que já estavam sendo feitas.

Já em relação aos deputados federais, o estado do Pará também poderá ampliar o número de representantes, uma vez que a sua população aumentou no novo Censo. Sendo assim, a bancada paraense na Câmara dos Deputados passará a contar com 21 parlamentares e não mais 17.

Imagem: Reprodução/Freepik