Cidades do Pará recebem cursos gratuitos de qualificação profissional
Os municípios de Bagre e Oeiras do Pará, no Marajó, estão oferecendo cursos de capacitação gratuitos para seus moradores nesta semana.
Os cursos envolvem temas como artesanato, hortaliças e panificação e ainda serão oferecidas palestras sobre empreendedorismo, higienização e sexualidade.
Saiba mais sobre o assunto a seguir.
Cursos de capacitação no Pará
O projeto Arte Fora da Caixa está disponibilizando cursos de capacitação para os moradores de Bagre e Oeiras do Pará de forma gratuita.
O objetivo é alcançar o público feminino a fim de diminuir o impacto da desigualdade cultural e social que as mulheres de Marajó sofrem.
As escolas municipais das comunidades receberão o projeto nas cidades de Bagre e Oeiras do Pará. A programação começa na próxima quinta-feira (28) e termina no domingo (02).
Entre os cursos oferecidos gratuitamente, estão a capacitação em áreas como panificação, hortaliças e artesanato. Também estão programadas palestras que discutirão temas como sexualidade, empreendedorismo e higienização.
A última edição do projeto, realizada em 2022, aconteceu nas cidades de Melgaço, Portel, Bagre, Oeiras do Pará e Curralinho. Ele ainda conta com o patrocínio da Equatorial Energia via Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Semear.
A coordenadora do projeto Arte Fora da Caixa, Socorro Coutinho, contou ao g1 como as disciplinas ofertadas são adaptadas para a realidade local das comunidades.
“É um processo de etapas. Primeiramente visitamos a região, conversamos com os líderes de cada comunidade e filtramos os cursos que serão mais bem aproveitados. Depois desse primeiro contato, retornamos cerca de uma a duas semanas depois para a execução do projeto com apoio da escola pública ou centro comunitário local”, disse.
Programação do projeto Arte Fora da Caixa
Confira abaixo os locais onde as aulas e as palestras serão oferecidas e suas respectivas datas.
- Oeiras do Pará: 29 e 30 de junho, na Escola Izaura Pantoja;
- Bagre: 01 e 02 de julho, na Escola Independência.
Imagem: Divulgação/Projeto Arte Fora da Caixa