Cidades do Pará sofrem com calor extremo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Pará e outros estados brasileiros foram incluídos em um alerta vermelho de “grande perigo” diante da onda de calor que assolou o país na última semana. Nesse sentido, a temperatura ficou 5 °C acima da média em diversos municípios.

Saiba mais detalhes a respeito da onda de calor vivenciada pelos paraenses nos últimos dias.

Estado do Pará sofreu com altas temperaturas e calor extremo na última semana

Durante a onda de calor da última semana, a temperatura ficou 5 °C acima da média em ao menos nove cidades das regiões Sul e Sudeste do Pará. No estado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de “grande perigo” por causa do calor extremo.

Nesse sentido, a capital do estado, Belém, por exemplo, alcançou picos de temperatura de 34 °C na última semana. Segundo especialistas, ondas de calor como essa serão cada vez mais comuns no futuro, mas, neste ano, um fenômeno específico acabou favorecendo o cenário.

“Os típicos impactos do fenômeno El Niño no Brasil incluem aumento da probabilidade de ocorrência de déficit de chuvas e aumento das temperaturas em parte das regiões Norte e Nordeste, e aumento da probabilidade de excesso de chuvas em partes da região Sul”, afirma o Inmet.

Já no território nacional, mais da metade da população ou cerca de 116 milhões de pessoas em 2.707 cidades brasileiras foram impactadas com a onda de calor. De acordo com o instituto, a temperatura média alcançou o seu recorde pelo quinto mês consecutivo no país.

Desse modo, para os próximos meses, a previsão mostra a existência de maior probabilidade de chuva em alguns estados brasileiros, como é o caso de Pará, Amazonas, Maranhão, Piauí e também Bahia.

Imagem: Reprodução/Freepik