Mês de março foi o mais chuvoso no Ceará em 15 anos
A cidade cearense, Fortaleza, registrou um acúmulo de chuva de 747,6 mm, sendo 49 dias de chuva neste último verão. Desse período, o mês de março foi o mais chuvoso no Ceará em 15 anos. Entre o último domingo e segura-feira, 26 e 27, choveu em cerca de 160 municípios.
A previsão para o final de semana, dias 01 e 02 de abril, continua sendo de precipitação de chuvas. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o clima chuvoso no Ceará tem como principal indutor a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Clima chuvoso no Ceará
As fortes chuvas no Ceará têm causado transtorno aos moradores com enchentes, alagamentos, deslizamento de terras e rodovias interditadas. O mês de março foi o mais chuvoso do estado até agora.
Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os municípios mais atingidos pelo clima chuvoso no Ceará foram:
- Barro na região do Cariri: 573.4 mm;
- Granja no Litoral Norte: 408.8 mm;
- Ibiapina na região do Ibiapaba: 395.2 mm;
- Fazenda Pau D’arco em Itapipoca: 390.3 mm;
- Trairi no Litoral de Pecem: 390.3 mm.
Neste mês de março, o estado fechou com quase 3 mil pessoas desabrigadas que estão sendo acolhidas em prédios públicos e abrigos. A cidade de Milhã, por exemplo, está em estado de calamidade pública e outros 15 municípios estão em situação de emergência. Além disso, até o momento, 4 pessoas morreram em enchentes e deslizamentos de terra.
E o início do mês de abril segue com clima chuvoso no Ceará em diversas cidades.
Defesa Civil envia alertas para situações de perigo
A Defesa Civil possui um recurso para enviar alertas a pessoas cadastradas sobre deslizamentos, alagamentos e enchentes.
Para ativar o recurso basta enviar gratuitamente um SMS com o número do CEP da rua para o telefone 40199.