CNH Popular: saiba como pedir a carteira de motorista gratuita no Ceará

Nesta segunda-feira (25), o estado do Ceará está lançando um programa que deve oferecer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente para 25 mil pessoas. A capital, Fortaleza, receberá 5 mil, enquanto os demais municípios, 20 mil. Além do documento, os beneficiados ganharão aulas e exames.

Saiba mais detalhes a respeito dessa oportunidade, veja como você pode participar e quais documentos são necessários.

25 mil pessoas poderão retirar sua CNH gratuitamente no Ceará

Lançado nesta segunda-feira (25), o programa CNH Popular é destinado, principalmente, para pessoas de baixa renda e que, portanto, não têm condições de pagar pelo documento. Sendo assim, estão incluídos beneficiários do Bolsa Família, pessoas com deficiência, além daquelas egressas do sistema penitenciário.

Aqueles que estiverem interessados em participar do programa precisarão efetuar sua solicitação por meio do site oficial do Detran do Ceará. Vale ressaltar que o processo seguirá aberto até que as 25 mil carteiras de habilitação previstas sejam solicitadas. Portanto, é preciso ficar atento ao preenchimento.

Em uma entrevista, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), explicou que o “critério é normal, quem pode tirar a carteira, qualquer pessoa com idade adequada, vai poder fazer os cursos, os exames, tudo gratuito. Basta somente se cadastrar e levar a documentação necessária com, por exemplo, o RG”.

Vale ressaltar que o programa pretende beneficiar 184 municípios do estado, priorizando, inicialmente, aqueles que já possuem departamento de trânsito municipal. Posteriormente, o programa deve chegar às cidades em processo de formalização de municipalização e àquelas sem pedido de regularização.

Além disso, os beneficiados com a carteira de motorista A também receberão um capacete para moto.

Documentação necessária

Confira quais são os documentos necessários para receber a CNH gratuitamente no estado do Ceará:

  • Identidade com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência ou Declaração de residência;
  • Declaração Médica;
  • Declaração de Egressão do Sistema Penitenciário.

Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!

Imagem: Divulgação/Detran