Cococi: Conheça a cidade “fantasma” no sertão do Ceará

O sertão do estado do Ceará abriga uma das muitas cidades fantasma existentes no país. É o caso de Cococi, distrito que hoje faz parte do município de Parambu. A cidade foi fundada no século 18, chegou a contar com dois mil habitantes, mas, atualmente, são apenas ruínas. Em 2012, eram sete moradores.

Saiba mais detalhes.

Cococi chegou a contar com milhares de habitantes, mas hoje são apenas ruínas

Localizado no sertão dos Inhamuns do Ceará, o distrito de Cococi hoje é considerado uma cidade fantasma e abriga apenas as ruínas de antigas edificações. No passado, o local chegou a abrigar mais de duas mil pessoas, mas, em 2012, eram somente sete moradores pertencentes a duas famílias diferentes.

De acordo com a diretora do Museu dos Inhamuns, em 2012, Dolores Feitosa, a seca e a corrupção foram alguns motivos para o quase fim da cidade. “As pessoas foram saindo atrás de melhores condições de vida para seus filhos, para que eles pudessem estudar em centros mais desenvolvidos, porque Cococi estagnou”, explica.

Vale ressaltar que, atualmente, o local conta somente com duas casas e uma igreja conservadas. Já a prefeitura e a câmara municipal foram tomadas pela vegetação, enquanto que as residências do antigos moradores da cidade fantasma não possuem telhado e algumas delas nem mesmo as suas paredes.

Nesse sentido, uma das moradoras do distrito, Ana Cláudia, afirmou que “aqui [Cococi] sempre vêm historiadores, pesquisadores interessados na história do Cococi. Também temos sempre visita de pessoas que vêm gravar entrevista e filme por aqui”. Já Maria Clenilda Lobo descreve Cococi como uma “cidade fantasma onde não acontece nada na maior parte do ano”.

É válido pontuar que o local foi fundado no ano de 1708, perdeu o título de cidade e hoje é distrito do município de Parambu.

Imagem: Reprodução/Dani Moura