Comércio da Bahia deve ser beneficiado com chegada do mês de junho

Segundo a previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o mês de junho vai beneficiar o comércio da Bahia, principalmente graças ao Dia dos Namorados e às Festas Juninas.

De acordo com a estimativa da Fecomércio da Bahia, só no São João, devem ser movimentados aproximadamente R$ 2 milhões.

Após o Dia das Mães, a festa junina é uma das datas mais importantes para o comércio, logo abaixo do Natal, que movimentou aproximadamente 12% no último ano.

Junho vai beneficiar o comércio da Bahia

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta, acredita que o São João é uma das principais datas do ano para a movimentação da economia.

Além disso, no mês de junho, também temos o Dia dos Namorados e as principais compras são nas áreas de confecção, artesanato, bijuterias, perfumes e alimentos.

Ainda de acordo com Paulo, o Dia dos Namorados é uma data atípica, pois é uma dupla compra que ativa mais o varejo, com um crescimento de aproximadamente 5% nas vendas.

De acordo com a estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA) e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o São João deve movimentar aproximadamente R$ 2 bilhões.

Afinal, o dia de São João é uma data importante no Nordeste, pois faz parte da sua cultura. Então o comércio percebe o aumento nas compras de vestuário, acessórios e calçados. Os shoppings das cidades passam a ser mais frequentados.

Além disso, essas redes de lojas promovem decoração, músicas e ambiente alegre, com menção ao São João. É a terceira data mais importante, depois do Dia das Mães e, em primeiro lugar, do Natal.

Para fortalecer ainda mais esse movimento, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) vai promover atrações para o público com degustações de pratos típicos e eventos musicais de forró. 

Imagem: Reprodução/Freepik