Como proteger seu computador com programas gratuitos

Uma das principais preocupações de quem usa computador para trabalhar, estudar ou mesmo para atividades de lazer é se manter protegido de criminosos do mundo digital. Dia após dia, cresce o número de ameaças e golpes online dos mais diversos tipos. 

Roubos de dados em redes sociais, programas que invadem sua conta no banco, software que escravizam sua máquina e a controlam a distância são muitos comuns nos dias atuais. De acordo com a empresa de segurança Kaspersky, o Brasil foi o país mais atingido por tentativas de roubo de dados pessoais ou financeiros na internet no ano passado – 20% dos internautas sofreram ataques neste sentido. 

A boa notícia é que, para se proteger, não é necessário gastar um centavo. Além de alguns procedimentos práticos de segurança, há diversos programas gratuitos disponíveis na internet que podem blindar seu computador com poucos cliques. Basta baixar, instalar e usar.

Nesta reportagem, vamos mostrar diversos software e truques que o ajudarão a não cair em golpes de cibercriminosos. A primeira dica, claro, é proteger seu PC usando um antivírus grátis. Entretanto, é possível recorrer a software de limpeza, a bons navegadores, atualizar sistematicamente o Windows, entre outros. 

Veja, a seguir, os melhores programas para aumentar a segurança em seu PC.

Antivírus

Para se manter protegido, a primeira e mais óbvia dica é ter um antivírus instalado no computador. Há vários gratuitos no mercado e oferecem um bom nível de proteção – os nomes mais comuns são Avira, Kaspersky, BitDefender, Panda. 

Os principais antivírus gratuitos oferecem recursos interessantes como agendamento de escaneamento da máquina, proteção pró-ativa ou mesmo segurança reforçada em e-mails. Boa parte deles têm também versões para smartphones ou mesmo edições portáteis (é possível baixá-los em um pendrive e rodá-los a partir de uma entrada USB, sem necessidade de instalação).

Entretanto, de nada vale escolher um bom antivírus, com diversas funcionalidades, se você esquecer de atualizá-lo. Criminosos virtuais criam vírus – e malware em geral – a todo instante. Então, independentemente do programa de proteção escolhido, lembre-se de realizar o update, pelo menos, três vezes por semana. 

Programas de limpeza

Durante o dia a dia, ao utilizar o computador, vão ficando arquivos inúteis ou velhos no sistema. Esses itens podem acabar virando porta de entrada para criminosos virtuais (além de prejudicarem a performance do PC, de forma geral).

Para fazer um faxinão na máquina e deixá-la duplamente protegida, vale baixar alguns software específicos para isso. Um dos mais populares, e também gratuito, é o CCleaner. Além de limpar o sistema, ainda procura por falhas de registro, atualiza programas e permite desinstalar outros softwares com facilidade.

Outro bom programa que vale o download é o Glary Utilities. Bastante similar ao CCleaner, ele também remove arquivos antigos, atualiza programas antigos e aumenta a segurança de seu computador. Entretanto, o grande trunfo dele é a velocidade em que faz as varreduras e a facilidade de uso.

Navegadores

De nada adianta ter bons programas de proteção se você não tiver um bom browser para navegar na web. Isso porque eles podem ser a porta de entrada de diversos malwares em seu PC. 

O navegador mais utilizado do mundo – o Chrome – é até competente quando o assunto é proteção. Entretanto, é possível baixar algumas extensões na Chrome Web Store que aumentam, e muito, sua segurança. 

Duas delas são a Segurança do navegador Avira e a VPN Unlimited. A primeira, desenvolvida pela empresa de antivírus de mesmo nome, funciona como um software de proteção dedicado ao Chrome. A segunda cria uma rede privada virtual de forma que você pode navegar livremente, e sem ser visto, pela internet.

Além do próprio Chrome, há outros dois navegadores para computador que podem proteger sua máquina duplamente. Um deles é o Opera, que conta com uma VPN pré-instalada (que te deixa navegar sem ser visto por cibercriminosos) e basta um clique para ser habilitada. O outro é o bom e velho Firefox, que possui configurações de segurança superavançadas e detecta sites fraudulentos antes mesmo de você tentar entrar neles.

De qualquer modo, os principais novos navegadores têm bons recursos de segurança e, de acordo com o modo que você configurar, estará bem protegido. O importante mesmo é evitar usar o Internet Explorer – mesmo porque ele foi descontinuado recentemente.

Dicas adicionais

Com um bom antivírus, um programa de limpeza esperto e um navegador de última geração, seu PC estará razoavelmente bem protegido. Entretanto, como quando o assunto segurança nunca é demais, valem mais algumas dicas extra – e que também não custam nada para serem executadas.

A primeira é manter seu sistema operacional atualizado. Se você usa o Windows, normalmente ele mesmo te avisa quando requer updates. Então, basta clicar no ícone referente a isso na barra do sistema e permitir que o OS receba as novidades.

Entretanto, se por algum acaso você desabilitou a notificação de atualização, é possível encontrar manualmente as novidades do sistema. Na barra inferior, clique na lupa. Quando abrir a janela, digite Atualização. Aparecerá a opção Verificar se há atualizações. Clique sobre esse ícone e pronto – o Windows te informará se é necessário realizar o update.

Outra dica adicional é ter instalado em sua máquina um programa chamado MV RegClean – obviamente, gratuito. Trata-se de um software, bastante antigo e tradicional, que procura por erros de registro e falhas no sistema operacional. 

Esse tipo de resíduo no registro do Windows pode, além de tornar a máquina lenta, deixar seu computador mais vulnerável a ataques de cibercriminosos. O MV RegClean escaneia seu PC rapidamente e, com um clique, limpa e corrige tudo o que vê pela frente. 

Por fim, a dica de ouro – e que também é grátis – é desconfiar de tudo o que você lê ou recebe por e-mail, em redes sociais, outros programas de mensagens ou de  bate-papo no computador. 

Evite clicar em links desconhecidos ou enviados por pessoas que você não sabe quem são. Até mesmo com conhecidos ou amigos é importante ter cuidados – muitas vezes, os cibercriminosos roubam identidades ou se passam por pessoas próximas para dar algum golpe.