Como saber se uma pessoa usa o WhatsApp GB?
O WhatsApp GB é um aplicativo similar ao WhatsApp comum que, inclusive, possibilita interação com ele e disponibiliza algumas opções ocultas.
Você já ouviu falar sobre o WhatsApp GB mas não sabe o que é, como baixar e quais os benefícios e malefícios que ele pode proporcionar ao seu dispositivo? Descubra essas e outras informações abordadas neste conteúdo.
O que é WhatsApp GB?
O WhatsApp GB é um aplicativo clone. Muito similar ao WhatsApp comum, o sistema viabiliza o acesso e envio de mensagens mesmo aos contatos que não o possuem instalado em seu celular.
Todavia, para utilizar a versão de imitação é obrigatoriamente necessário que haja um cadastro prévio para login na versão original.
Como instalálo?
Por se tratar de uma versão não oficial de um aplicativo, o WhatsApp GB não possui os critérios para ser disponibilizado nas lojas da Play Store (mercado de aplicativos para smartphones android) nem da Apple Store (loja de apps para celulares da Apple com processador iOS).
Para baixar esse tipo de software, é necessário habilitar a função front (de programação) do seu telefone, acessar o site do desenvolvedor e pressionar GB. Após a realização do download, basta configurá-lo.
O link do APK (sigla para Android Application Pack, ou seja, um pacote de aplicações que pode ser descompactado e instalado) não tem informações de origem e certificação de segurança. Assim, se houver algum problema, não há suporte para o usuário.
É preciso desinstalar o WhatsApp normal antes de inserir a versão clone no seu aparelho. Além disso, terá que permitir acessos à sua lista de contatos, fotos e à conta Google, entre outros.
Feito isso, será solicitado um login com seu número de telefone. Você receberá uma mensagem via SMS com uma senha descartável (OTP) para confirmar a autenticidade da propriedade do contato. Após isso, o app já estará pronto para uso.
WhatsApp GB é ilegal?
O aplicativo clone não é ilegal. Todavia, visto que se trata de um download externo que não é disponibilizado nas lojas oficiais, não passa pelas verificações de funcionamento e segurança que elas têm como padrão.
O WhatsApp GB pega emprestado e utiliza o código-fonte do aplicativo original, sem uma licença oficial. Por isso, não há como garantir se o software é seguro, podendo ocorrer por vezes de estar acompanhado de vírus ou malwares (programas maliciosos ou softwares nocivos).
A versão GB possui origem e desenvolvimento desconhecidos, diferentemente do WhatsApp original que estabelece critérios e criptografia para a utilização do software. Assim, seus dados podem ficar expostos e serem acessados por outros usuários.
Por não se tratar de um aplicativo original ou confiável, existe o risco constante de o banirem. Caso isso ocorra, o usuário poderá perder o acesso à versão original.
Como saber se uma pessoa está usando a versão GB do WhatsApp?
Como mencionado, a versão GB do WhatsApp permite algumas funções que o original não possui. Por isso, caso veja algum destes sinais na conta de um amigo ou conhecido, há grandes chances de utilizarem o aplicativo clone.
Algumas funcionalidades que o WhatsApp GB disponibiliza são:
- acesso a mais de uma conta no mesmo celular,
- retirada de conexão à internet apenas para o WhatsApp,
- atribuição de emojis e temas às contas,
- disponibilização de mensagens apagadas em locais internos do dispositivo,
- envio de até 90 fotos em alta resolução de uma só vez,
- inserção de senhas para cada conversa,
- download de conteúdo de status alheios,
- restrição de status para contatos indesejados,
- alteração de fonte e estilo das letras do aplicativo,
- notificação de mudança de foto de perfil de contatos selecionados,
- ocultação de entrega de mensagem,
- utilização de status com até 255 caracteres em vez de apenas 139,
- envio de transmissões para 600 pessoas em vez de 250,
- opção de retirar o online ou de permanecer online por 24 permanentemente.
Caso seu contato esteja falando com você, mas não fique online, possua um status longo demais ou não disponibilize a entrega de mensagem, desconfie.
Por que as pessoas escolhem a versão GB?
Alguns optam pela versão clone do software para poder conciliar uma conta pessoal e uma comercial, por exemplo. Outros escolhem correr os riscos relativos à privacidade para que tenham a liberdade de entrar e sair do aplicativo sem que ninguém as monitore.
Pessoas que costumam realizar envio frequente de mídias também podem preferir a versão alterada devido à facilidade de mandar, receber e fazer downloads de vídeos e fotos.
Tendo em vista o acesso a opções diferenciadas, bem como os riscos que o WhatsApp GB pode proporcionar ao seu smartphone, fica um pouco mais fácil decidir se deseja realmente baixá-lo ou não.
Dessa maneira, você o fará totalmente ciente sobre o seu funcionamento e tudo o que isso envolve sem ser enganado. Após essa avaliação minuciosa, quando baixar o programa clone você estará concordando com todos os riscos, proporcionando ter em troca funções que poucas pessoas têm acesso.
Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com a sua rede. Muitas pessoas não conhecem ou possuem diversas dúvidas sobre a utilização desse software externo.
Caso já tenha realizado o download do WhatsApp GB e utilize-o com frequência, compartilhe sua experiência de usuário conosco por meio dos comentários.