Como testar sua RAM com o Diagnóstico de Memória do Windows

Uma Memória RAM com defeito pode causar uma série de problemas no Windows: travamento, congelamento e a temida “tela azul da morte”. No Windows, você pode testar a memória física que apresenta falhas com a ferramenta Windows Memory Diagnostic.

Se a sua máquina Windows está travando regularmente, congelando ou dando a você a temida “tela azul da morte”, então, sua memória física pode estar com defeito. Felizmente, o Windows 7 até o Windows 11 tem uma ferramenta integrada para ajudá-lo a testar isso.

Vale ressaltar que se o Windows detectar que sua RAM está apresentando falhas, ele executará automaticamente a ferramenta de diagnóstico de memória quando a máquina for inicializada. No entanto, se quiser resultados imediatos você também pode executar a ferramenta.

Como testar sua Memória RAM

Para Windows 10 e 11, clique com o botão direito do mouse no ícone Iniciar e escolha Executar ou clique no ícone Pesquisar, digite mdsched e pressione Enter.

Em seguida, selecione Reiniciar agora e verificar se há problemas ou selecione Verificar se há problemas na próxima vez que iniciar meu computador.

Observação: se você optar por reiniciar e executar a ferramenta agora, lembre-se de salvar seu trabalho e fechar todos os programas abertos antes.

Assim que a máquina reiniciar, a ferramenta executará o teste de memória. Para alterar as opções de teste, basta pressionar F1, ou você pode deixar o teste rodar com as configurações padrão.

O teste padrão funciona para a maioria dos cenários de solução de problemas. Então, neste caso deixe o teste ser executado, o que pode levar mais de 20 ou 30 minutos, dependendo da configuração da sua memória.

Quando o teste estiver concluído, o Windows continuará a iniciar e um pop-up aparecerá eventualmente para mostrar os resultados.

Você também pode visualizar os resultados ao clicar com o botão direito do mouse no ícone Iniciar. Depois, selecione Gerenciamento do Computador, expandindo Visualizador de Eventos e expandindo Logs do Windows. Por fim, clique em Sistema e selecione o log mais recente com MemoryDiagnostics-Results como origem.

Caso você tenha sorte, não verá nenhum erro. Mas, se algum erro estiver listado, sua RAM pode estar com defeito. O que pode exigir apenas desinstalar e limpar a memória e os slots relacionados – o ar comprimido funciona bem para isso. Porém, se os problemas persistirem, talvez seja hora de substituir sua RAM.

Atenção: se você tiver vários DIMMs de RAM, é recomendado comprar e trocar cada um antes de executar novamente o teste de memória para isolar a RAM defeituosa. Pois, talvez você não precise pagar para substituir vários DIMMs se apenas um estiver com defeito.

O diagnóstico de memória pode apresentar boas soluções, mas se tudo continuar a falhar e você não tiver certeza de como proceder, entre em contato com o fabricante da máquina para obter mais ajuda.