Escola estadual do Pará oferece oportunidade para pessoas que querem concluir o ensino médio

Segundo o levantamento do Censo Escolar do ano de 2022, o número de alunos com mais de 40 anos na Educação para Jovens e Adultos (EJA) foi de 900.222. No entanto, pelo menos 35 milhões de pessoas da mesma idade são analfabetas no Brasil.

Além disso, de acordo com dados do IBGE de 2020, mais da metade dos brasileiros acima dos 25 anos não concluiu o ensino médio.

Recentemente uma escola estadual do Pará abriu oportunidade para pessoas que querem concluir o ensino médio. Veja a seguir.

Oportunidade para jovens e adultos do Pará que querem concluir o ensino médio

Por meio do EJA, o Pará está incentivando jovens e adultos para concluírem o ensino médio. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Cordeiro de Farias está abrindo as portas no período da noite para receber os alunos matriculados no programa.

Segundo os alunos do EJA que estudam na escola Cordeiro de Farias, os professores são atenciosos e se preocupam em garantir que os estudantes entendam o conteúdo.

Como funciona o EJA?

O programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem o objetivo de formar o público que abandonou ou não teve acesso à educação durante a idade regular, promovendo assim a inclusão social.

O EJA é dividido em duas etapas, são elas:

  • Ensino fundamental: é concluído em até dois anos, e podem participar pessoas acima de 15 anos;
  • Ensino médio: tem o prazo de até 18 meses e é voltado para pessoas acima de 18 anos.

Além disso, pessoas privadas de liberdade, adolescentes e adultos que cumprem medidas socioeducativas também podem participar.

Para se inscrever no EJA, a pessoa interessada deve comparecer à escola mais próxima que oferece vagas para o programa. Esse processo deve ser feito durante o prazo de inscrições divulgado pelo município. Então, fique atento ao calendário da sua cidade.

Imagem: Reprodução / Freepik.com