Conheça melhor como funcionam as ferramentas do Facebook
Uma pergunta frequente entre os empreendedores é: será que o Facebook Ads funciona? A resposta é sim, desde que você faça do jeito certo. Confira nossas dicas!
O Facebook é a maior rede social do mundo e lucra dezenas de bilhões de dólares por ano com anúncios veiculados em sua plataforma. Muitos empreendedores, no entanto, costumam ficar com um pé atrás em relação à veiculação de anúncios pagos na rede social, acreditando que a relação custo-benefício não é tão boa. Será que esse receio é justificado?
Uma das razões para muitas empresas fracassarem em suas campanhas de marketing digital no Facebook é a falta de conhecimento sobre suas ferramentas ou de capacitação através de um curso de facebook marketing. É preciso analisar também se o seu modelo de negócios se ajusta ao tipo de conteúdo que as pessoas gostam de ver na plataforma, entre outras questões.
Se você deseja saber se o Facebook Ads pode ser uma opção para alavancar seus negócios, continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre os benefícios da plataforma para o crescimento da sua empresa.
Como funciona o algoritmo de anúncios do Facebook?
Desde 2018, o Facebook passou a priorizar interações mais relevantes em sua plataforma, e não apenas o valor dos lances nos leilões de anúncios. Isso quer dizer que pagar mais para veicular seus anúncios na rede social não é garantia de resultado.
Isso acabou gerando muita frustração em empreendedores que investiram muito dinheiro no Facebook Ads e não conseguiram obter o ganho esperado. Muitas dessas pessoas passaram, inclusive, a dizer que a plataforma não funciona e que é perda de tempo e dinheiro inseri-la em sua campanha de marketing digital.
Ao mesmo tempo, conhecemos histórias de empresas que conseguiram captar milhões de novos usuários e atingir marcas incríveis de downloads dos seus aplicativos com um investimento relativamente baixo no Facebook Ads.
O que explica tamanha discrepância de resultados?
O segredo para conseguir alcançar os objetivos que você espera ao anunciar no Facebook está na compreensão do seu algoritmo que, como dissemos, prioriza interações mais significativas e que tenham a ver com aquilo que seus usuários buscam na plataforma.
O problema é que o algoritmo do Facebook passa por mudanças constantes, de modo que o que está dando certo hoje pode acabar não dando certo no futuro.
No entanto, se você fizer uma boa segmentação de público e se esforçar para criar anúncios de boa qualidade, que respeitem as normas de conteúdo da plataforma, a probabilidade de o seu investimento gerar bons frutos é muito grande. Vamos entender, então, como funcionam as principais ferramentas do Facebook para empresas.
Principais ferramentas de anúncios do Facebook
Imagem
Os anúncios de imagem no Facebook permitem que os empreendedores criem campanhas com elementos visuais estáticos capazes de gerar ação por parte dos usuários da plataforma. Para melhorar sua performance, procure:
- mostrar exemplos de clientes usando seu produto;
- evitar blocos grandes de texto. Seja objetivo e impactante;
- priorizar um tema relevante, em vez de veicular vários anúncios diferentes;
- sempre usar imagens chamativas e de alta qualidade.
Vídeo
Com os anúncios em vídeo no Facebook, você permite que os usuários da rede conheçam sua marca de maneira mais dinâmica e interativa. Para aumentar o engajamento dos seus vídeos, experimente:
- mostrar um recurso exclusivo do seu produto ou serviço;
- gerar o máximo de impacto, mostrando como sua solução pode mudar a vida das pessoas;
- usar vídeos curtos para manter a atenção, de até 15 segundos.
Carrossel
Através dos anúncios em carrossel no Facebook, você pode exibir até 10 imagens ou um vídeo em um único anúncio. Cada imagem recebe seu próprio link. Para tirar máximo proveito dos seus anúncios em carrossel na rede social, procure:
- selecionar um produto diferente em cada par de imagens, criando uma landing page específica para cada produto;
- monte uma história cativante que faça as pessoas rolarem o anúncio e se engajarem com a sua mensagem;
- explique passo a passo como o produto ou serviço funciona.
Experiências instantâneas
A ferramenta de experiência instantânea do Facebook, também presente no Instagram, permite criar anúncios de tela cheia que combinam vídeos, carrosséis e ações de compra de produtos em um catálogo. Entre os segredos para otimizar seus resultados, podemos citar:
- procure não executar automaticamente dois vídeos de uma vez. Isso pode gerar problemas de reprodução e demora no carregamento;
- evite colocar legendas nos vídeos exibidos no experiência instantânea;
- se estiver usando o recurso de exibição panorâmica, insira um CTA para que os usuários saibam que podem girar a tela para conhecer melhor sua solução.
Por fim, sempre tenha em mente o objetivo da sua campanha e mantenha a consistência em seus anúncios, procurando não misturar temáticas e públicos-alvo. Concentre suas ações em uma tese específica e faça um bom monitoramento das métricas para saber o que está dando certo e o que precisa ser melhorado ou evitado.