Conheça os principais tipos de empréstimo e suas diferenças
Há diferentes tipos de empréstimos disponíveis atualmente e ter conhecimento acerca deles é de grande importância para fazer a contratação correta do serviço e não comprometer parte da sua renda com pagamentos.
Com isso, é sempre necessário verificar diferentes fatores como os valores, IOF, tarifas e taxas de juros antes de contratar qualquer proposta, além das modalidades mais adequadas para suas necessidades. Por isso, separamos nesse artigo tudo o que você precisa saber. Veja!
Entenda o que é empréstimo
O empréstimo é um serviço de crédito oferecido por instituições financeiras para as pessoas que necessitam do dinheiro de maneira rápida e simples. Hoje em dia, é possível escolher qual modalidade combina mais com a sua situação e fazer a solicitação imediatamente, através do celular, pelo aplicativo do banco.
Além disso, por mais que os tipos de empréstimo sejam oferecidos para diversos públicos, é necessário saber que nem todas as pessoas conseguirão um bom valor. As taxas de juros e condições de pagamentos podem variar muito de uma instituição para outra.
Principais tipos de empréstimo do mercado
Confira a seguir os principais tipos de empréstimo e entenda cada um deles:
Empréstimo pessoal
Crédito pessoal é mais uma modalidade de empréstimo popular, que permite a solicitação de um determinado valor ao banco de sua preferência. Porém, este é um serviço financeiro mais exigente, já que pessoas com o nome sujo encontram dificuldades em contratá-lo.
No entanto, se você conter uma boa relação com a instituição financeira, será possível ter essa opção pré-aprovada em sua conta bancária, podendo solicitar online pelo aplicativo do seu banco.
Inclusive, saiba que este é um dos tipos de empréstimo que possuem as taxas de juros altas. Por isso, é indispensável avaliar o seu momento e entender se é realmente possível solicitar pelo crédito para não comprometer a renda, e nem pagar muito pelo valor emprestado, além de verificar o CET (Custo Efetivo Total) do crédito.
Empréstimo consignado
O empréstimo consignado é restritivo e apenas aposentados, pensionistas e servidores públicos é que podem fazer a solicitação do crédito. As parcelas têm valores baixos, pois os juros são os menores do mercado, possibilitando que o serviço financeiro seja um dos mais tranquilos para pagar.
Além disso, este é um dos tipos de empréstimo mais práticos de quitar durante os meses, pois os valores são descontados mensalmente da folha de pagamentos. Ou seja, você não precisa se preocupar com absolutamente nada, ficando tranquilo com o fato de não precisar imprimir boletos, essa talvez seja a melhor opção para fazer empréstimo.
Empréstimo com garantia
Para os bancos oferecerem um empréstimo, principalmente aos inadimplentes, é sugerida a garantia de bens como motos, carros, celulares, casas e apartamentos. Você terá o imóvel ou veículo no seu nome novamente apenas quando quitar as parcelas e não deixar nenhuma atrasar.
É uma opção que oferece valores altos de empréstimo, já que o bem dado como garantia possui um valor mais elevado. Além disso, é uma das opções com baixas taxas de juros e maiores prazos para pagar. Porém, caso não cumpra com os pagamentos, o banco pode leiloar seu bem a fim de reaver os valores pendentes.
Empréstimo com cartão de crédito
Esta é uma operação que possui taxas muito altas porque se trata de um crédito pessoal, mas ligado ao cartão. A diferença é que se você for aprovado em sua solicitação, os valores solicitados são depositados na sua conta-corrente ou poupança e as parcelas ficarão disponíveis na fatura.
É importante saber detalhes sobre empréstimo com cartão de crédito para fazer o uso correto dos valores e ter controle sobre as mensalidades que virão nos próximos meses.
Empréstimo por penhor
Em troca de uma boa quantia financeira, você penhora os seus bens mais caros com uma instituição financeira e só pode tê-los novamente após pagar as parcelas do empréstimo. Para contratar o serviço, você pode oferecer joias em ouro ou prata, canetas de alto valor, relógios importados, obras de arte e pratarias de luxo.
A equipe da financeira fará a análise de todos os bens para conferir se realmente possuem qualidade e se estão nos padrões do penhor. As joias são muito utilizadas para este tipo de empréstimo, pois muitas são de alto valor e estão em bom estado de conservação.
Antecipação do 13º
Todos os correntistas podem fazer a solicitação do 13° antes da data através da antecipação, que é mais um dos tipos de empréstimo que podem ser feitos. O banco te fornece o dinheiro e você fará o pagamento de uma vez no final do ano, que é quando o décimo terceiro é depositado na conta.
Cheque especial
O cheque especial se trata de um dos tipos de empréstimo mais comuns no Brasil, e é ativado em contas-correntes quando o seu saldo fica zerado. Para não continuar sem uma renda até o final do mês, o banco oferece uma quantia, que pode variar conforme seu perfil financeiro.
No entanto, é necessário ter muita atenção quanto aos gastos para não lidar com problemas, já que os juros são altos.
Rotativo do cartão de crédito
É um empréstimo de curto prazo, oferecido apenas quando você não consegue quitar todo o valor da fatura do cartão de crédito. O principal problema do serviço financeiro é por ser um dos mais caros do Brasil, com taxas de juros anuais altíssimas.
Analisar os tipos de empréstimo permite que você faça a escolha da opção que oferece exatamente o que você precisa para não te prejudicar. Por isso, é indispensável realizar uma avaliação criteriosa antes de fazer a solicitação, pois, mesmo que as ofertas sejam excelentes, você precisa estudá-las antes de tomar uma decisão para não se endividar. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!