Pernambuco terá aumento de 11,21% na conta de água

Um alerta para moradores de Pernambuco: a partir de 28 de abril, haverá um aumento de 11,21% na conta de água. O encarecimento foi aceito pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), publicado no dia 29 de março.

A última atualização no valor da conta de água em Pernambuco foi em agosto de 2021. Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), não haverá mudanças no valor da Tarifa Social, que se mantém em R$ 9,44.

Encarecimento da conta de água no Pernambuco

O reajuste no valor da conta de água no estado de Pernambuco será de 11,21% e estará vigente a partir do dia 28 de abril. A Arpe informou que o benefício recebido por famílias de baixa renda, a Tarifa Social, não sofrerá aumento.

O aumento na conta de água era solicitado desde 29 de junho de 2022, no entanto, o governo de Pernambuco suspendeu a solicitação em 11 de julho do mesmo ano.

Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a justificativa para o aumento na conta de água é para sustentar os custos de produtos químicos e energia elétrica usados no tratamento de água.

De acordo com a companhia, esses custos têm aumentado significativamente nos últimos anos.

Goiás também terá reajuste na conta de água

A conta de água também deve ter um encarecimento de 7,02% em Goiás, a partir do dia 1º de abril. De acordo Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) o aumento ficou abaixo da inflação no estado.

O aumento foi aprovado na 4ª Reunião Ordinária de 2023, feita no dia 27 de fevereiro. A porcentagem foi calculada de acordo com os índices de dezembro de 2021 a janeiro deste ano.

Imagem: dragana_gordic / freepik.com