Convento do Carmo: Saiba quando o hotel deve ser inaugurado em Salvador

O Convento do Carmo, que fica localizado em Salvador, capital do estado da Bahia, deve ter sua reforma retomada em janeiro do ano que vem, mas a previsão é que seja reinaugurado ainda em 2024. Inicialmente, funcionando como um convento, a originalidade do prédio do século 16 será mantida. Saiba mais detalhes.

Grupo confirma retomada das obras do Hotel Convento do Carmo

O grupo português Convento do Espinheiro, proprietário do hotel, confirmou que as reformas do prédio do século 16 serão retomadas em janeiro do ano que vem. Além disso, anunciou que serão concluídas em dezembro de 2024, dois anos depois do previsto. O investimento nas obras será de R$ 40 milhões.

“Estávamos aguardando a liberação do financiamento que saiu agora. Então, já podemos começar no começo do próximo ano”, afirmou o presidente do grupo, Nuno Camacho. Além disso, de acordo com o hoteleiro, a construtora de ficará responsável pelas obras já foi escolhida, mas será mantida em sigilo.

Vale ressaltar que o prédio, situado na Ladeira do Carmo, no Pelourinho, tem sido administrado por grupos portugueses há décadas. Isso, porque, antes de ser comprado pelo Convento do Espinheiro no ano de 2021, passou 15 anos como uma propriedade do grupo Pestana, que também é de Portugal.

Por conta da falta de frades no convento, desde a década de 1970, o prédio tem funcionado como hotel e foi fundado como o primeiro de luxo no país. A iniciativa de determinar uma atribuição hoteleira a edifícios históricos é uma importação da cultura europeia e a localização é um dos principais diferenciais.

Deve-se lembrar que, durante a pandemia, o hotel, ainda administrado pelo grupo Pestana, encerrou suas atividades depois de 15 anos de operação. O fechamento se deu por causa da grave crise econômica que assolou o país, uma vez que a maioria dos hotéis ficaram sem hóspedes por causa do isolamento.

Imagem: Reprodução/Tourb