Corinthians x Flamengo: quem tem a maior torcida do Brasil?

Corinthians e Flamengo reúnem as duas maiores torcidas do futebol nacional. Para muitos, a tal superioridade numérica dos dois rivais se deu pela mídia, mas existem relatos há mais de 50 anos de que a preferência por Flamengo e Corinthians já era enorme entre os apaixonados por futebol no país.

Na ponta há mais de meia década

Em dezembro de 1971, logo em seu segundo ano de vida, a Revista Placar fez sua primeira pesquisa sobre torcidas no Brasil. Foram 3.120 entrevistas, entre agosto e novembro de 1971, um levantamento realizado pelo Instituto Gallup. 

Acompanhe tudo sobre o futebol ao vivo

A revista então fez um recorte mais aprofundado da pesquisa, verificando quem possuía a maior torcida nos quatro principais pólos do futebol nacional: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Acompanhe as notícias do Brasileirão

É preciso lembrar que 1971 foi o ano da estreia de Zico no profissional do Flamengo. Antes disso, na década de 1960, o clube carioca amargou momentos de pouco protagonismo. Os destaques foram a conquista do Torneio Rio-São Paulo, em 1961, além de dois Campeonatos Cariocas, em 1963 e 1965.

Mesmo assim, em 1971, a torcida do Flamengo era a maior do Rio de Janeiro, com 35% da preferência geral. O Vasco, grande rival, tinha 18%. A revista destacava ainda que o rubro-negro tinha uma fortíssima tendência de crescimento, já que o número de jovens de 11 a 17 anos que se declararam flamenguistas era ‘espantoso para um clube que há alguns anos apresentava times medíocres’, dizia a publicação à época. 

Maiores torcidas no RJ em 1971:

1º Flamengo – 35%

2º Vasco – 18%

3º Fluminense – 16%

4º Botafogo – 14%

5º América – 3%

6º Bangu – 2%

Nenhum – 12% 

Em São Paulo, a situação do Corinthians não era muito diferente. Com uma seca de títulos desde 1954 e que só foi findada em 1977, o clube alvinegro possuía também a maior torcida da cidade, com 29% da preferência, seguido pelo Palmeiras, com 17%. A Revista Placar também apontava que o Timão dominava entre a garotada, mesmo que eles nunca tivessem presenciado um título sequer do clube. Chama atenção ainda que 28% dos entrevistados em São Paulo declarou não torcer para nenhum time, Um desinteresse altíssimo.

Maiores torcidas de São Paulo em 1971

1º Corinthians – 29%

2º Palmeiras – 17%

3º São Paulo – 15%

4º Santos – 9%

5º Portuguesa – 2%

Nenhum – 28% 

Empate técnico

Em 2012, ano em que o Corinthians foi campeão do mundo, vencendo o Chelsea na grande decisão, o Datafolha declarou empate técnico entre Corinthians e Flamengo, cada um com 16% da preferência nacional. De lá para cá, no entanto, a vantagem entre os dois só aumentou. A torcida do Corinthians é a maior do Sudeste (18%) e a terceira maior do Sul (11%), atrás apenas dos gaúchos Inter e Grêmio. Mas o que faz a diferença é a liderança esmagadora do rubro-negro nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Encontro das nações 

Flamengo e Corinthians já possuíam grande apelo e os anos seguintes reforçaram a curva de crescimento das equipes, especialmente com grandes e marcantes conquistas. Não à toa, as duas equipes chegam à grande decisão aglutinando, segundo a última pesquisa divulgada pelo jornal O GLOBO / IPEC, 37,3% da torcida de todo o país. O Flamengo lidera, com 21,8% das respostas espontâneas. O Timão tem 15,5%. 

Domínio nas redes sociais

No último ranking digital dos clubes brasileiros, divulgado pelo IBOPE / Repucom, Flamengo e Corinthians lideram com sobras a lista. O Flamengo tem quase 50 milhões de seguidores combinados em suas redes sociais, com o Corinthians aparecendo em segundo, com 30,9 milhões. O São Paulo, terceiro colocado, tem 19,2 milhões.