Cruz das Almas: entenda como município se tornou um grande símbolo de São João na Bahia

Diversas cidades no interior baiano têm suas tradições quanto às comemorações de São João, mas uma delas se destaca nesse cenário: Cruz das Almas.

Localizada no Recôncavo Baiano, ela se tornou um grande símbolo das celebrações durante essa época do ano.

Saiba mais informações a seguir.

O São João de Cruz das Almas

A história de Cruz das Almas com as festas de São João datam de quando o local ainda tinha status de vilarejo até a sua ascensão como cidade, há 120 anos.

Mas foi em 1989 que as celebrações juninas ganharam notoriedade, quando as festas que eram apenas destinadas a familiares e amigos começaram a atrair diversos turistas para a região.

Na época, o Arraiá do Laranjá foi criado pelo então prefeito da cidade, o que alavancou a popularidade do local. O evento realizado na Praça Sumaúma era o lugar para diversos tipos de espetáculos.

O Arraiá surgiu para atrair as pessoas que assistiam à Guerra das Espadas, um show de luzes que sempre despertou a curiosidade dos espectadores.

Porém, com a proibição da pirotecnia pelo Governo Estadual em 2011, esse espetáculo deixou de acontecer, mas foi fundamental para cravar o nome de Cruz das Almas como um lugar símbolo das festas de São João.

O Forró do Bosque também tem a sua importância, já que ele foi a primeira festa privada da cidade há mais de 20 anos. Ela foi um sucesso desde a sua criação, mas não irá acontecer em 2023.

Atualmente, a Cruz das Almas atrai visitantes de diversas partes do mundo e está cada vez mais consolidada no imaginário baiano quando o assunto são as celebrações de São João.

Onde encontrar mais informações?

Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!

Imagem: Divulgação/Ascom Cruz das Almas