Decisão do governo prejudica diversos idosos em Pernambuco

O Núcleo Municipal de Desenvolvimento Integral (NDI) foi aberto na última quarta-feira, dia 24 de maio, porém a Governadora Raquel Lyra (PSDB) realizou uma ação acatada pela Justiça, impedindo seu funcionamento.

A decisão do governo de Pernambuco prejudicou os idosos do estado, pois mais de 300 consultas foram canceladas e outras 100 pessoas que estavam com atendimento agendado para esta quinta-feira, dia 25, voltaram para casa sem realizá-lo.

Decisão do governo impede o funcionamento do Núcleo Municipal de Desenvolvimento Integral (NDI)

O Núcleo Municipal de Desenvolvimento Integral (NDI) no bairro de Areias, foi aberto na última quarta-feira, dia 24 de maio, porém, a decisão do Governo de Pernambuco impediu seu funcionamento.

O principal motivo para a ação do governo, acatada pela 2ª Vara da Fazendo Pública da Capital, é que o prédio foi cedido à Prefeitura do Recife no ano passado.

A decisão do governo de Pernambuco acabou prejudicando centenas de idosos que estavam aguardando o atendimento em suas consultas no Núcleo Municipal de Desenvolvimento Integral (NDI).

Segundo o relato de alguns idosos, é difícil agendar consultas médicas em Recife e, quando eles finalmente conseguiram, foram impedidos de ser atendidos.

Além disso, grande parte dos pacientes são moradores de regiões mais longes e enfrentam transtornos até conseguir o atendimento médico.

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, os pacientes que tinham consultas agendadas no Núcleo Municipal de Desenvolvimento Integral (NDI) foram acolhidos para coleta de dados e para fazer o redirecionamento para a Rede Municipal de Saúde do estado com agendamento marcado.

No total, mais de 300 consultas foram agendadas para os próximos dois dias no Núcleo Municipal de Desenvolvimento Integral de Recife. E na tarde desta quinta-feira, dia 25 de maio, pelo menos 30 pacientes já foram atendidos em consultas com fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista. 

Imagem: Reprodução/Prefeitura do Recife