Doce típico do Pará viraliza nas redes sociais; saiba como fazer
Na última semana, um doce típico do Pará viralizou nas redes sociais, após uma jovem compartilhar uma foto com várias unidades do Monteiro Lopes, iguaria paraense, que ela fez para agradar a namorada.
O doce típico do Pará, Monteiro Lopes, leva apenas quatro ingredientes e é famoso por derreter na boca. O nome da iguaria causou confusão nas redes sociais e algumas pessoas ficaram sem entender. Confira a origem dessa receita e como fazer!
História do Monteiro Lopes: doce típico do Pará
Na última semana, uma moradora do Amapá, Luanna Saraiva, compartilhou nas redes sociais uma foto de um prato cheio de Monteiro Lopes, um doce típico do Pará que viralizou na internet.
A jovem relatou nas redes sociais que produziu os doces para agradar a sua namorada, que é muito fã da iguaria do Pará.
O Monteiro Lopes é famoso por derreter na boca. A história conta que a origem da receita é de Belém do Pará e que surgiu de uma situação de rivalidade entre dois padeiros da cidade.
Um deles tinha o nome de Manoel Monteiro e outro era Antônio Lopes, os dois fabricavam doces enquanto um era só de chocolate e o outro só de branco. Então, os filhos deles se casaram e uniram as iguarias, as transformando em uma só, o Monteiro Lopes.
A professora e historiadora da alimentação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Sidiana Macêdo, orientou que não há uma data definida para o surgimento do Monteiro Lopes, mas que há grandes chances do doce ter influência portuguesa.
Como fazer o Monteiro Lopes: doce típico do Pará
Uma das grandes vantagens do Monteiro Lopes é que ele leva apenas 4 ingredientes em sua receita e é muito fácil de se fazer.
- Ingredientes:
Para a massa
500 gramas de trigo;
250 gramas de manteiga.
Para a cobertura
1 xícara de açúcar refinado;
30 gramas de achocolatado.
- Como preparar
Para a massa, deve-se misturar todos os ingredientes até formar uma mistura homogênea. Em seguida, modelar os doces em formato de grande palito e levar ao forno pré-aquecido por aproximadamente 15 minutos.
Para a cobertura, é necessário levar os ingredientes ao fogo com duas colheres de água e mexer até ferver. Por fim, mergulhar os doces até a metade e passar no açúcar refinado.
Imagem: Reprodução/Pará Terra Boa