Dona Maria José: Quem é a torcedora símbolo do Sport Recife que morreu aos 98 anos?

No último domingo (10), Dona Maria José, considerada torcedora símbolo do Sport Club Recife, morreu aos 98 anos de idade. A ilustre adepta do clube pernambucano estava internada desde o mês de julho, em um hospital da capital, sob cuidados paliativos, depois que descobriu a existência de um câncer.

Conheça a Dona Maria José.

A torcedora tinha muitas características, mas o ser rubro-negro a completava

Dona Maria José era uma mulher negra, nascida na Zona da Mata Norte de Pernambuco e sobrevivente. Mas sua paixão pelo Sport Club Recife era o que completava o seu ser. A ilustre torcedora do clube pernambucano faleceu no último domingo, às 6h40, e agora deixa o seu legado para outras mulheres.

A torcedora pernambucana já estava hospitalizada em um hospital, no Recife, desde julho, quando descobriu a existência de um câncer. Uma vez que o quadro clínico piorou, passou a receber cuidados paliativos.

Depois da confirmação do óbito, o Sport decretou luto de três dias em sua homenagem e anunciou que o velório seria realizado na Ilha do Retiro, casa do clube, no mesmo domingo. Já o enterro de Dona Maria José foi na segunda-feira (11), no cemitério de Santo Amaro.

A última visita da ilustre torcedora à Ilha do Retiro aconteceu em janeiro de 2023, quando reencontrou o estádio depois dos dois anos da pandemia de covid-19. Durante a visita, disse que estava ansiosa para voltar a ter seus encontros constantes com o Sport. “Deixar o Sport? Só quando morrer”, completou.

Entre os muitos feitos de Dona Maria José foi ser pioneira na busca pelo espaço das mulheres nas arquibancadas, em um momento em que não eram bem-vindas ao futebol. Durante as partidas, estava sempre vestida com as cores do Sport, vermelho e preto, e acabou virando a torcedora símbolo do clube.

Explore mais notícias e artigos interessantes em nosso portal!

Imagem: Reprodução/Sport Club Recife