Eficaz! Pará se torna o estado com a 3ª melhor solidez fiscal do Brasil; confira

O Ranking de Competitividade dos Estados 2023 revelou um avanço significativo do Pará, que conquistou a 20ª posição geral após subir três degraus. Esse progresso é um reflexo da trajetória positiva que o estado tem trilhado nos últimos anos.

As informações foram tornadas públicas no dia de hoje (23), graças à divulgação do Ranking de Competitividade dos Estados 2023. Esse estudo anual é elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em conjunto com organizações parceiras.

Pará tem potencial

Notavelmente, o estado destaca-se na categoria de Solidez Fiscal, ocupando uma sólida 3ª posição entre as unidades federativas do Brasil que apresentam a mais saudável “saúde fiscal”. Dessa forma, o Pará estabelece sua presença entre os estados federativos que oferecem as melhores condições para o desenvolvimento e a competitividade econômica.

No XII Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), um evento renomado na área de gestão pública no país, o governador Helder Barbalho (MDB) desempenhou um papel crucial ao compartilhar insights sobre o modelo de administração que está sendo implementado pelo governo do Pará nos tempos atuais.

Com foco nas particularidades e nos desafios inerentes à gestão pública no bioma amazônico, Helder Barbalho destacou as oportunidades que emergem desse cenário único. Ele delineou a abordagem do Pará, enfatizando que a solidez fiscal e a capacidade financeira do estado são a base fundamental para viabilizar os objetivos finais.

O ponto de partida é a construção de um ambiente administrativo e fiscal que permita a eficaz implementação das políticas públicas, visando beneficiar os milhões de cidadãos brasileiros que habitam esses territórios.

Segurança

De acordo com as informações adicionais fornecidas pelo Ranking de Competitividade, destaca-se também a ascensão do estado do Pará em dois lugares nos indicadores de “Segurança Pública”. Saindo da 15ª posição, agora se posiciona em 13º entre os estados brasileiros com os indicadores mais positivos de segurança.

Comparativamente, em 2019, a taxa de homicídios era de 52 por cada 100 mil habitantes no estado. Porém, no mais recente relatório anual do Fórum de Segurança Pública, divulgado após quatro anos, essa taxa reduziu para 25 homicídios por 100 mil habitantes.

Os dados correspondentes aos primeiros oito meses de 2023 indicam uma nova diminuição, passando de 25 para 23 homicídios por 100 mil habitantes. Esse avanço é representativo, denotando uma impressionante redução de 40% nos casos de Crime Violento Letal Intencional (CVLI).

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Agência Pará