El Niño: Saiba quais são os impactos que o fenômeno pode causar no Ceará

O El Niño é um fenômeno meteorológico periódico causado pelo aquecimento fora do normal das águas do Oceano Pacífico Equatorial.

Seu impacto é sentido nos padrões climáticos do mundo inteiro, inclusive no Ceará, onde a tendência é a diminuição das chuvas na região.

Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Impacto do El Niño no Ceará

A elevação das tempestuaras no Oceano Pacífico faz com que as águas quentes se desloquem ao leste. Isso afeta a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), uma banda de nuvens e chuvas responsável pelas precipitações na região Nordeste.

A ZCIT tem o seu posicionamento alterado durante a ocorrência do El Niño. Com isso, as distribuições das chuvas são alteradas e elas são diminuídas na região equatorial da Terra, onde se encontram os estados nordestinos, entre eles o Ceará.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informa que as chuvas se concentrarão mais ao Sul do Brasil.

Assim, o Ceará e outros estados terão registros abaixo da média causados pelo El Niño justamente durante o período de sua quadra mais chuvosa, de acordo com a coordenadora do Funceme, Meiry Sakamoto.

Sakamoto ainda explica que o monitoramento feito pela Funceme indica que os efeitos do El Niño já serão sentidos a partir do segundo semestre deste ano e do começo do ano que vem.

Neste momento, não há como prever qual será a intensidade do fenômeno. Somente quando essa questão for respondida é que será possível saber como as precipitações serão impactadas.

Cabe à população ficar atenta aos prováveis efeitos que o El Niño trará ao Ceará e acompanhar o trabalho de monitoramento da Funceme para mais esclarecimentos.

Onde encontrar mais informações?

Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!

Imagem: Reprodução/Agência Brasil