Eleitores do Ceará terão transporte gratuito no dia das eleições 2024; saiba mais

Os eleitores do Ceará terão uma grande facilidade no dia das eleições de 2024: transporte gratuito em linhas de metrô, ônibus intermunicipais e metropolitanos. A iniciativa, aprovada recentemente pelos deputados estaduais, visa incentivar a participação democrática e reduzir a abstenção durante o pleito.

O projeto, proposto pelo Executivo Estadual, garante que nenhum eleitor precisará se preocupar com os custos de transporte para exercer seu direito cívico. A medida se aplica a viagens entre cidades do estado e também nas áreas metropolitanas.

Como garantir a gratuidade no transporte?

Para aproveitar o benefício de transporte gratuito, os eleitores devem ficar atentos a algumas orientações que garantem a eficácia da medida. Abaixo, detalhamos como proceder para obter as passagens sem custo.

Serviço Regular Interurbano Convencional

  • É necessário apresentar o Título de Eleitor ou um documento oficial que comprove o local de votação no município de destino.
  • Não será cobrada tarifa do usuário entre 17h da sexta-feira anterior à eleição e 8h da segunda-feira imediatamente seguinte.
  • O eleitor deve solicitar a reserva das passagens de ida e volta com pelo menos dois dias de antecedência da data de viagem.
  • Quando não houver linhas interurbanas diretas, serão permitidas reservas para o município polo mais próximo ao local de votação.

Serviço Regular Metropolitano Convencional Complementar

  • A gratuidade será válida das 5h às 18h no dia da eleição.
  • É necessário apresentar o Título de Eleitor ou um documento oficial que comprove o local de votação no município de destino.

O principal objetivo da gratuidade no transporte é facilitar o acesso ao voto para pessoas que vivem em cidades diferentes do local onde votam. Isso é especialmente importante em áreas rurais e em comunidades onde os serviços de transporte são limitados. Com essa medida, espera-se reduzir significativamente a taxa de abstenção nas eleições de 2024.

O projeto agora aguarda a sanção do governador do Ceará para que a lei entre em vigor a tempo das eleições de 2024. As eleições ocorrerão no dia 6 de outubro de 2024 e, em caso de segundo turno, em Fortaleza e Caucaia, a votação será em 27 de outubro de 2024.