Empresa desiste de construir ferrovia em Pernambuco; entenda o motivo

Uma mineradora anunciou que está desistindo da construção de uma ferrovia que ligaria os estados de Pernambuco e Piauí. O objetivo do empreendimento seria viabilizar o escoamento de minérios na região. Apesar da desistência, a empresa reafirmou o seu compromisso com a produção na Região Nordeste.

Saiba mais detalhes a respeito da decisão da companhia.

Nesta semana, empresa formalizou desistência da construção de ferrovia

A mineradora Bemisa oficializou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que está desistindo da implantação de uma ferrovia que ligaria os municípios de Currais Novos (PI) ao Porto de Suape (PE). O objetivo desse empreendimento seria facilitar o escoamento dos minérios na região.

Atualmente, a companhia coordena um plano de mineração de ferro no estado do Piauí, chamado de Projeto Planalto. A intenção da mineradora, portanto, era escoar a produção por meio de uma ferrovia semelhante à Transnordestina, que conta com mais de 500 quilômetros e ainda não foi totalmente concluída.

Apesar da desistência depois de uma análise técnica e financeira, a mineradora reafirmou “o compromisso com a produção de minério de ferro no Projeto Planalto, um dos projetos mais importantes para a economia do Nordeste e para o desenvolvimento social na região”.

Construção da Transnordestina

Inicialmente, a responsabilidade pela construção dessa ferrovia era do grupo CSN, que só concluiu o trecho cearense da obra. Neste ano, a empresa devolveu o trecho pernambucano para o governo federal, que pretende concluí-lo com um repasse de R$ 400 milhões através do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, estão sendo avaliados uma concessão pública, um chamamento público ou então a delegação da construção da ferrovia para o Governo de Pernambuco. Inclusive a própria Bemisa poderia participar desse processo.

Dessa maneira, ainda não há previsão para a conclusão da ferrovia Transnordestina.

Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!

Imagem: Reprodução/Freepik