Endpoint vs antivírus: qual ferramenta oferece mais segurança?
Um dos temais que tem ficado mais em voga atualmente é a proteção de dados.
Para resguardar os dados pessoais e também de empresas é necessário investir em programas que protegem essas informações das invasões de ciber-criminosos.
Pensando nisso, confira qual ferramenta oferece mais segurança: Endpoint ou antivírus.
Vantagens de ter antivírus
Considerando o aumento de operações virtuais, como é o caso das compras online, e também de transações bancárias, os hackers viram oportunidades de aumentar os ataques cibernéticos.
A ação é tão frequente que o Brasil é o 2º país com mais ataques virtuais que sequestram dados, tendo em vista que tais ações cresceram durante a quarentena – período marcado pelo home-office como adaptação das atividades – é imprescindível que você proteja os dados.
Para que os seus dados não sejam roubados, e também para que não seja prejudicado por algum dos diversos tipos de golpes que costumam ser aplicados é importante que você faça a instalação de uma ferramenta que ofereça segurança, como é o caso do antivírus.
Diferentemente do que se costuma pensar o Endpoint Security não é a mesma coisa que um antivírus. Isso porque, o antivírus tem como intuito proteger PCs, enquanto o Endpoint é capaz de garantir a segurança de toda estrutura, portanto, em todos os aspectos da rede.
Por que optar pelo endpoint
O Endpoint é garante a segurança de dados tanto para redes residenciais, como também para as empresariais. Sua cobertura protege dispositivos internos e remotos, ou seja, além dos computadores e notebooks, protege tablets, smartphones, servidores e demais modelos de estações de trabalho, de forma que não haja risco iminente para a confidencialidade das operações da empresa.
Como encontrar um bom antivírus com endpoint
Para que você encontre um antivírus com Endpoint que atenda às suas necessidades é importante ficar atento para quais são as especificações do produto.
A segurança é garantida pela detecção e resposta de ameaças, proteção anti-malware, além do controle de acesso à rede e à Internet, assim como controle de dispositivos e gerenciamento contra perda de dados, e de permissões de instalação e de acessos a aplicativos.
Por que o endpoint é importante?
Geralmente, as pessoas não costumam dar a devida atenção para a segurança de dados, pois acreditam que as soluções instaladas no produto adquirido são suficientes para combater a ação de cibercriminosos.
Contudo, investir em uma solução com o endpoint é fundamental para que as ameaçadas sejam monitoradas da forma devida, e consequentemente combatidas.
Qual a melhor solução para empresas?
Há quem deixe a segurança de dados de lado por acreditar que tal recurso represente um grande custo para a empresa.
Entretanto, além de considerar que hoje tal mecanismo pode ser encontrado por um valor mais em conta do que os praticados anos atrás, é necessário ter em mente de que, trata-se de um investimento e que é mais barato do que os prejuízos que você pode vir a enfrentar caso a sua empresa sofra um ataque cibernético.