Entenda o que é fintech e as vantagens desse negócio

O crescimento do empreendedorismo no Brasil está cada dia mais evidente. Por isso, novos modelos de negócios vão surgindo, entre eles as fintechs. Entretanto, você sabe o que é fintech e o seu nicho de atuação?

De modo geral, as fintechs atuam no mercado financeiro. Portanto, ajudam a controlar melhor as finanças de milhares de brasileiros, analisando investimentos, variações do preço do bitcoin, fornecendo linhas de crédito e muito mais. 

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o que é fintech. Conheça os principais serviços oferecidos, 3 modelos mais utilizados de negócio e a diferença entre fintech e instituições financeiras.

Afinal, o que é fintech?

De modo geral, fintech é um termo em inglês que usa como base duas palavras: financial e technology. Com isso, se traduzido para o português pode ser compreendido como tecnologia financeira.

Sendo assim, as fintechs estão diretamente ligadas à inovação tecnológica para desenvolver e facilitar a saúde financeira dos usuários. 

Desse modo, essas startups buscam estar em ambientes virtuais criando processos menos burocráticos e mais eficientes, em alguns casos com uso de inteligência artificial.

Além disso, uma de suas principais características é possibilitar um fácil acesso a soluções financeiras, principalmente sem taxa. Por isso, geralmente possuem apenas aplicativos e sites, sem agências físicas como as tradicionais instituições financeiras.

O que é fintech: principais serviços

Embora tenha características e serviços de um banco tradicional, uma fintech é muito mais atualizada e desenvolvida. De qualquer forma, entre os principais serviços oferecidos estão as contas digitais, cartão de crédito e financiamentos. 

Entretanto, todos esses serviços funcionam de maneira eficiente, sem burocracia e com taxas baixas ou zeradas. Sendo assim, uma fintech é caracterizada como um banco digital, que torna a vida do cliente muito mais simples e rápida. 

Diferenças entre o que é fintech e instituições financeiras

Como você já sabe, uma fintech apesar de possuir semelhanças com as instituições financeiras, são negócios diferentes. De modo geral, muitos bancos vêm desenvolvendo alternativas de fintechs ou se aliando a algumas delas. 

Afinal, já presenciaram a mudança do perfil dos clientes, que se mostram mais receptivos a ações digitais, diminuindo a necessidade de agências físicas, por exemplo. Com isso, entre as principais fintechs destacamos o Nubank, Ame e PicPay.

Entre os diferenciais temos o empenho em desenvolver maiores facilidades para crédito, pagamentos e saques. Ou seja, buscam apresentar um serviço mais simples e barato em relação aos bancos.

3 modelos principais de fintech

Para continuar seu entendimento sobre o que é fintech, separamos a seguir uma breve explicação sobre 3 dos principais tipos de fintech disponíveis no mercado. Confira então um pouco mais sobre as fintechs de gestão financeira, de créditos e de pagamentos.

1- Fintech de gestão financeira

Um dos principais modelos de fintech é a de gestão financeira. Assim, seu principal foco é desenvolver alternativas e ferramentas capazes de auxiliar empresas e pessoas físicas na organização e controle financeiro. 

Afinal, a busca por uma melhor saúde financeira está cada dia mais importante. A partir disso, busca auxiliar no entendimento sobre a renda mensal, sobre possíveis gastos a serem cortados e investimentos ideais para cada tipo de perfil de investidor.

2- Fintech de créditos

Já a fintech de créditos, como você já deve imaginar, está relacionada ao oferecimento de serviços como empréstimos e financiamentos. Desse modo, seu principal objetivo é criar alternativas mais simples para obter linhas de créditos saudáveis. 

Ou seja, desenvolver um processo menos burocrático, se baseando em menores taxas de juros, boas condições de pagamento e prazo. Para isso, é possível realizar os empréstimos diretamente do aplicativo, com poucos toques da tela do smartphone. Uma prática muito comum para atração de clientes para crédito é a criação de portais de conteúdo com ajuda de SEO, educando novos usuários sobre as melhores linhas de crédito. 

3- Fintech de pagamentos

O terceiro tipo de fintech, provavelmente um dos mais populares, são as fintechs de pagamentos. Com isso, empresas como Ame Digital, PayPal e PicPay se destacam, criando melhores opções de pagamentos diários, para empresas e usuários comuns. 

A partir dos seus serviços é possível criar facilidades como redução de taxas, descontos e opções mais atraentes de máquinas de cartão, por exemplo. Desse modo, um segmento presente na rotina de milhares de brasileiros.

Quais as principais vantagens de uma fintech?

Agora que você já sabe tudo sobre as fintechs, vamos conhecer um pouco mais sobre as principais vantagens desse novo mercado. Certamente, um dos principais benefícios é a praticidade de abrir contas e realizar operações com a palma da mão. 

Ou seja, o cliente passa a ter um processo menos burocrático e rápido para atividades rotineiras como pagamentos e solicitação de créditos, tudo através dos aplicativos. Além disso, uma fintech geralmente é especialista em um tipo de serviço.

Dessa forma, diferente de um banco tradicional que oferece uma série de serviços, as fintechs possuem mais tempo e disposição para entender completamente do tema. Assim, conseguem oferecer um serviço de melhor qualidade e embasamento. 

Logo, as fintechs são importantes para o desenvolvimento financeiro de todos os consumidores. Inclusive, criando melhores oportunidades de negócios e investimentos, aliando tecnologia e mercado financeiro, criando facilidades e crescimento.

Conclusão

Neste texto, foi possível entender o que é fintech. E claro, compreender sua importância para o desenvolvimento de melhores práticas dentro do mercado de finanças, auxiliando milhares de usuários diariamente.

A partir disso, o principal objetivo de uma fintech é proporcionar aos clientes processos menos burocráticos e mais baratos. Para isso, investem em tecnologia, através de aplicativos capazes de gerenciar todas as informações e finanças dos seus clientes. 

Além disso, o mercado das fintechs pode ser bastante diversificado e apresentar grandes melhorias em relação às instituições financeiras tradicionais. Sendo assim, entre os principais tipos de fintech, destacamos as de gestão financeira, créditos e pagamentos.

Agora que você já sabe sobre o que é fintech, já pode utilizar a tecnologia a seu favor e ter melhores serviços na palma da sua mão

Dessa forma, encontrar as melhores alternativas para o desenvolvimento da sua organização financeira de curto e longo prazo.