Esporte criado no Pará chama atenção em praias do Rio de Janeiro

O manbol, uma modalidade esportiva criada no estado do Pará, tem feito muito sucesso nas praias do Rio de Janeiro. O que começou como uma brincadeira que utilizava o caroço da manga acabou se transformando em um esporte consolidado em diversas partes do país até com disputa de campeonatos.

Saiba mais detalhes a respeito da modalidade paraense.

Manbol do Pará tem feito sucesso em praias do Rio de Janeiro

A modalidade começou na capital paraense, Belém, como uma simples brincadeira que utilizava do caroço da manga como uma espécie de bola. Mas, com o tempo, o esporte foi se tornando cada vez mais popular e tem feito muito sucesso em diversos estados, como, por exemplo, nas praias do Rio de Janeiro.

A presidente da Federação Manbol do Rio de Janeiro, Emili Caldas, conta que se identificou com a origem do esporte. “Eu sou paraense, Belém do Pará é a cidade das mangueiras. Quando eu descobri que o esporte nasceu da manga, foi uma das coisas que mais me chamou atenção por conta de toda a origem”.

De modo geral, para praticar o esporte, são necessárias duas bolas ovais, uma rede e duas duplas adversárias. O principal objetivo do jogo é atingir a quadra adversária, sendo que cada bola vale 1 ponto. Além disso, nos casos em que uma bola cai em cada quadra simultaneamente, o ponto é anulado.

Vale ressaltar que, desde o ano de 2016, o manbol é considerado uma prática esportiva na capital paraense. Atualmente, a modalidade é até parte das aulas de Educação Física em mais de 60 escolas de Belém. Já no Rio de Janeiro, há autorização para que sejam ministradas aulas nas praias da cidade.

No entanto, a intenção dos jogadores cariocas é que o manbol também se torne um esporte oficial por lá.

Imagem: Reprodução/O Liberal