Estado do Pará tem alta no número de aprovados no Encceja 2023; saiba mais
Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará, houve um aumento de 150% no número de aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa, privados de liberdade (Encceja PPL) 2023.
Saiba mais detalhes sobre o feito.
Pará é recordista em número de aprovados no Encceja 2023
No ano passado, o estado do Pará foi recordista no número de custodiados aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa, privados de liberdade (Encceja PPL). Em 2023, foram 1.900 detentos.
O número representa um crescimento de 150% em relação ao ano anterior, quando foram 757 internos certificados pelo exame. De acordo com Valber Duarte, diretor de Reinserção Social da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, a alta é resultado do esforço de todos os profissionais da equipe.
“Estamos focados nesse objetivo de melhorar a cada dia a educação dentro das unidades penitenciárias do estado. Sabemos que a educação tem o poder de mudar vidas, e se intensificarmos esse processo de aprendizado no cárcere terá reflexo na sociedade”, destacou o diretor de Reinserção Social da pasta.
Vale ressaltar que o aumento no número de aprovados no exame já está sendo registrado desde 2019. Segundo um levantamento da pasta, entre 2019 e 2023, houve uma alta de mais de 700%. Neste ano, a Unidade de Custódia e Reinserção Social de Marituba I foi destaque no estado, com 164 detentos.
Lembrando que o exame é uma excelente oportunidade para que presos possam concluir o ensino fundamental e médio. Além disso, com a certificação também é possível garantir o acesso do interno ao ensino superior, transformando a sua realidade. A prova é realizada desde 2002 em todo o país.
Imagem: Reprodução/Freepik