Como adaptar estratégias digitais e offline para ampliar as vendas?
O sonho de todo empresário é que os negócios cresçam constantemente de forma saudável, gere lucros e reduza os gastos. Para chegar neste equilíbrio de objetivos, muita água precisa correr, é necessário aperfeiçoar processos, estudar jornada de compra, público-alvo e setor de atuação.
Com um mundo cada vez mais digital, alguns setores ainda dependem muito do trabalho offline para despertar interesse, para gerar valor ou ainda para captar novos clientes.
Equilibrar a atuação nos dois “mundos” é o segredo para obter o sucesso em um cenário cada vez mais competitivo.
Por que preciso investir em offline?
Nos últimos anos, as empresas têm migrado boa parte de seus processos e atuação para o ambiente digital, já que é um meio que otimiza os custos e também amplia o horário de atuação.
Ao falar de investimento offline, pode ser que muita gente torça o nariz, mas estas pessoas esquecem que outros consumidores estão transitando em diversos locais por milhares de cidades e a decisão de compra deles ainda está sendo formada.
Desta forma, ao estudar bem a jornada do seu consumidor ideal, uma empresa precisa avaliar todos os seus custos operacionais e testar diversas estratégias de venda para conseguir monetizar mais.
Por exemplo, uma empresa que atua regionalmente na compra de ouro e dólar terá muita dificuldade para se posicionar nas redes sociais e também nos buscadores. Ao atuar com panfletos, totens, anúncios em pontos de ônibus e outras mídias offline, ela amplia sua visibilidade para o público que transita na região.
Logo, se cada empresa precisa avaliar bem o seu cenário e testar as diversas opções de captação de cliente, atuando onde for necessário para conseguir despertar o seu interesse.
Vai fazer material impresso? Conheça aqui os principais termos gráficos para impressão
Explore o Google Maps
A sua empresa já tem um site? Ainda não está na internet? Para as duas situações, o seu departamento de marketing precisa dar uma atenção especial ao perfil institucional no Google Maps.
Este ambiente serve para vários objetivos, principalmente para quem opera com a porta aberta e recebe outros consumidores em suas instalações.
O primeiro foco do Google Maps é apresentar empresas relevantes naquela região para uma determinada pesquisa feita por um usuário no buscador. Logo, se a sua empresa não aparecer em destaque, seu concorrente irá.
O segundo objetivo é coletar feedbacks de seus já clientes para ajudar terceiros na decisão de compra. Aqui, cabe elaborar uma estratégia de captação para avaliar a satisfação dos seus consumidores, encontrar possíveis falhas na estrutura e usar essa opinião recebida para despertar o interesse de outras pessoas.
Leve o digital para o offline
As pessoas estão presentes no universo digital e vivendo no mundo offline. Unir uma estratégia efetiva que converse com elas durante estes dois momentos é algo que vai colocar a sua empresa em um cenário de maior competitividade.
Um grande exemplo disso é o que os restaurantes e lanchonetes estão fazendo com os QR Code, assim como as empresas de transporte. Elas, estão usando essa tecnologia para evitar o contato entre os cardápios e encomendas, facilitam o manuseio, reduzem os custos e levam uma experiência final para o consumidor.
Pense na seguinte situação, um pequeno restaurante investe valores altos na criação do seus cardápios, mas a ausência de um determinado fornecedor pode interferir diretamente naquilo que será fornecido durante aquela semana aos consumidores. O que fazer?
Os cardápios digitais em QR Code permitem este tipo de intervenção, alterar o menu, alterar itens do cardápio, horário de atendimento e até dados de contato, tudo isso sem gerar novo custo. Além disso, é uma experiência bacana para o consumidor final.
Por outro lado, as empresas de logística se viram obrigadas a mudar a forma de entrega de encomendas, sem compartilhamento de canetas para assinatura de recebimento. A solução encontrada foi digitalizar todo esse processo com uso de QR Code impresso, escanear assinatura apenas do entregador e dados do remetente.
Ou seja, ao estudar as duas jornadas, os empresários de ambos os setores perceberam que seria possível atingir os objetivos de reduzir gastos e levar uma experiência melhor para o consumidor ao adotar um mix de estratégias digitais e impressas.
Agora, o desafio está contigo. O que você pode mudar na sua operação?
Veja aqui dicas de datas comemorativas de março para suas ações sazonais!