Estudantes do Ceará podem renegociar suas dívidas do Fies 2023: saiba como e quais são as condições de pagamento
Nesta terça-feira (7), estudantes cearenses poderão renegociar suas dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). De acordo com o Ministério da Educação, os interessados deverão procurar por agências e telefones de instituições financeiras. No Ceará, quase 70 mil inadimplentes poderão ser beneficiados.
Saiba mais detalhes.
Refinanciamento de dívidas do Fies já está disponível no Ceará
A partir desta terça-feira (7), os estudantes cearenses poderão renegociar suas dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O estado do Ceará é o quinto com mais inadimplentes, no total, são 67,9 mil que serão beneficiados. Em todo o país, são 1,2 milhão de endividados e mais de R$ 54 bilhões em dívidas.
Vale ressaltar que o refinanciamento do Fies é destinado a estudantes ou formados até 2017 que possuam dívidas com mais de 90 dias não pagos até 30 de junho deste ano. Nesse caso, haverá desconto de 100% sobre juros e multas, além de 12% sobre o valor pendente caso o pagamento seja à vista.
Já o parcelamento do débito será em até 150 parcelas por mês e de forma sucessiva. Por outro lado, no caso dos estudantes com dívidas não pagas por mais de 1 ano, haverá um desconto de 77% no valor consolidado da dívida e o pagamento poderá ser feito em até 15 prestações mensais e sucessivas.
Como renegociar?
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, os inadimplentes interessados deverão procurar pelos telefones de atendimento e pelas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. No entanto, até o próximo dia 16, as instituições lançarão aplicativos para facilitar o refinanciamento do Fies.
“A grande maioria das pessoas devem acessar através do aplicativo porque é mais fácil. O acesso ocorrerá fazendo um cadastro e já vai dizer quais as condições que vai querer no refinanciamento”, disse o ministro.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/Júlio Caeser