Excesso de velocidade! Belém registra mais de 260 mil multas de trânsito em 2023

De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, no ano passado, foram registradas mais de 260 mil multas de trânsito na maior cidade paraense. Entre as principais infrações, estão excesso de velocidade e avanço de sinal. Condução de moto sem capacete também é destaque.

Saiba mais detalhes sobre os dados e veja a situação da capital.

Maioria das multas de trânsito em Belém foi por excesso de velocidade

No ano passado, segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, foram registradas 266.299 infrações de trânsito na capital do Pará. Com 129.477 notificações, o excesso de velocidade foi a principal causa das multas, seguido do avanço de sinal, com 74.303 infrações.

Além disso, outros 10.390 casos foram causados pela condução de motocicleta sem o uso adequado do capacete. Além da ajuda da tecnologia para aplicar as multas, Elias Jardim, supervisor de operação e fiscalização de trânsito da superintendência, aponta outras maneiras de fiscalização que são utilizadas.

“Utilizamos o método presencial, onde posicionamos agentes em áreas estratégicas da cidade; fazemos rondas com o emprego de viaturas e motocicletas; e realizamos blitz. Essa abordagem nos permite cobrir áreas extensas, especialmente em locais com maiores índices de infrações e acidentes em Belém”, afirma.

O supervisor reforça que a participação da população nessa fiscalização é fundamental. Segundo ele, a superintendência “disponibiliza canais de atendimento para que a população possa expor esses tipos de situações, seja por meio das redes sociais X (antigo Twitter), Instagram e Facebook, ou da Ouvidoria”.

Assim, através do site do órgão, qualquer morador de Belém pode enviar a sua denúncia e, dessa forma, auxiliar na fiscalização da cidade. Infelizmente, mesmo com todo o trabalho da superintendência e ajuda da população, infrações ainda são cometidas todos os dias nas ruas da capital.

Imagem: Divulgação/PRF