Explicado: O que é o Houseparty?

O que é o Houseparty?

O Houseparty é um aplicativo de bate-papo por vídeo, permitindo que os usuários se conectem com até 8 pessoas por vez. O aplicativo de vídeo, popular entre adolescentes e pré-adolescentes irlandeses, é semelhante ao Skype ou Facebook Live e tem um total de mais de 20 milhões de usuários em todo o mundo (em setembro de 2017).

Como funciona o Houseparty?

O Houseparty é popular entre os adolescentes, pois é gratuito e permite que os usuários conversem simultaneamente com até 8 outras pessoas. A idéia é que, quando você abre o aplicativo, é semelhante a ir a uma festa em casa, onde você pode conversar com outras pessoas que estão lá. Quando você usa o aplicativo, seus amigos são alertados de que você está disponível para o bate-papo por vídeo ou que está “em casa”. Os usuários podem ver quem está conversando e podem ‘participar’ da conversa ou da ‘sala de vídeo’. O Houseparty usa uma tela dividida para facilitar o bate-papo com vários vídeos entre vários usuários, adicionando um recurso que permite bate-papos secretos entre os participantes. Você também pode criar salas e solicitar que as pessoas participem da sua sala de bate-papo por vídeo enviando um link por mensagem de texto SMS.

O aplicativo está disponível gratuitamente para download, a inscrição é fácil e é integrada ao Snapchat para tornar a criação de um perfil uma experiência perfeita. De acordo com os Termos de Serviço, os usuários devem ter 13 anos de idade, o que significa que crianças menores de idade não devem usar este aplicativo sem o consentimento dos pais. O aplicativo solicita a data de nascimento durante a inscrição, mas nenhuma outra verificação de idade é usada. Para “Encontrar amigos” e verificar se você é uma pessoa real, é solicitado que você forneça seu número de celular. Você recebe um código de confirmação e pode conceder ao Houseparty acesso ao seu catálogo de endereços ou pode usar o Snapchat ou o Facebook para encontrar amigos usando o aplicativo.

Por que as crianças gostam?

Uma das principais razões pelas quais crianças como este aplicativo é a capacidade de conversar com todos os seus amigos ao mesmo tempo. Há também vários recursos que atraem usuários jovens

  • Os jovens podem conversar por vídeo ou ligar para amigos. Não há bate-papos públicos por vídeo – você precisa se conectar com pessoas em sua lista de contatos ou amigos em outras plataformas de mídia social para usar o aplicativo.
  • O aplicativo é gratuito e não contém nenhuma compra no aplicativo.
  • Existem recursos extras durante o bate-papo por vídeo, como alterar a visualização da câmera ou desligar o microfone.
  • Você pode deixar o ‘Facemail’ – uma pequena mensagem de vídeo para os amigos se eles não estiverem usando o aplicativo no momento
  • Há um elemento de jogo no aplicativo chamado ‘Vitórias’, no qual o aplicativo oferece uma vitória por realizar determinadas tarefas ‘secretas’, como compartilhar sua sala de bate-papo ou convidar amigos.  
  • Você pode usar o aplicativo para enviar notas para seus amigos ou para grupos de amigos.
  • Os usuários também podem fazer upload de seus próprios emojis pessoais (Bitmoji) como imagem de perfil no Houseparty se estiverem conectados à conta do Snapchat. 
  • Você é capaz de usar o aplicativo sem que outras pessoas saibam, conhecido como ‘esgueirando-se pela casa’. Esse é um recurso oferecido a todos os usuários no Houseparty.
  • Você também pode ‘fantasma’ – o que significa que você pode alternar para o modo anônimo
  • Você pode bloquear uma sala de bate-papo para que somente as pessoas que você gostaria na sala possam acessá-la
  • Os usuários também podem enviar fotos para outros usuários e fazer novos amigos através do serviço de mensagens.

Quais são os riscos?

  1. O potencial de bullying é bastante real com este aplicativo. Ele possui vários recursos que podem ser usados ​​para excluir ou intimidar outros.
  2. Estranhos e ‘amigos de amigos’ são notificados sobre os bate-papos em andamento e podem participar da conversa por vídeo. Enquanto estranhos que não estão na sua lista de contatos são destacados por uma notificação “Stranger Danger”, eles ainda podem ser facilmente adicionados ao chat. Converse com seu filho sobre como fazer amigos online e que nem todos são quem eles dizem que são.
  3. A plataforma está integrada ao Facebook e Snapchat. A preocupação aqui é que eles comecem a conversar por vídeo com usuários que não conhecem no Houseparty e continuem essas amizades em outras plataformas nas quais compartilham mais informações. Como esse aplicativo permite o bate-papo por vídeo, existe a preocupação de que os usuários mais jovens sejam expostos a conteúdo e linguagem inadequados.
  4. Os usuários podem gravar gravações de vídeo em chats privados sem que os outros participantes saibam
  5. Os usuários podem optar por tornar suas contas privadas, caso contrário, existe a preocupação de que as pessoas possam “esgueirar-se” para o aplicativo e ver com quem você está falando ou participar de bate-papos se elas estiverem desbloqueadas. 

Conselhos para pais e jovens

Converse com seu filho sobre como fazer amigos online ou falar com pessoas anonimamente. Lembre-os de nunca fornecer informações pessoais on-line ou de acessar outras plataformas que eles usam, onde as informações pessoais podem ser encontradas. 

Peça ao seu filho para usar o aplicativo apenas com pessoas que eles conhecem. Se um estranho entrar em uma sala ou conversar – informe seu filho que não há problema em sair da sala.

Se seu filho estiver usando o aplicativo para se conectar com amigos, verifique se eles bloqueiam os bate-papos e não permite a entrada de usuários desconhecidos.

Lembre seu filho a # BeInCtrl do que ele publica on-line e lembre-o de que qualquer coisa publicada na internet pode ser gravada e compartilhada mais publicamente sem consentimento.

Seja gentil – converse com seu filho sobre cyberbullying e se ele quer ou não ser um espectador ou um espectador. A exclusão é uma forma de bullying.

Incentive seu filho a usar um emoji pessoal em vez de uma foto real para o perfil. 

Lembre a seu filho que outros usuários não precisam verificar a idade deles, o que significa que ‘amigos de amigos’ podem ter qualquer idade.

Certifique-se de que seu filho esteja ciente de que pode colocar seu perfil em particular, o que significa que todas as conversas que ele tiver não permitirão que outras pessoas participem.

Mostre a seu filho como tornar seu perfil privado e como desativar a localização deles! É fácil, basta clicar nas configurações no canto superior direito do aplicativo.

Relatórios sobre Houseparty

Os usuários devem entrar em contato com a Houseparty se virem comportamentos com os quais não estão confortáveis. Para fazer isso, eles podem ‘agitar’ o telefone para deixar comentários, veja a imagem acima para acessar a guia ‘comentários’.

Clique no botão “Informar um problema” para relatar qualquer ocorrência de cyberbullying, comentário inapropriado ou outros problemas.

Há várias regras do Houseparty que os usuários devem seguir: https://houseparty.com/guidelines .