Explicando: O que é o Instagram?

O Instagram está entre uma variedade de aplicativos para smartphones que aproveitaram a vida online criativa e baseada em imagens dos jovens.

É provável que você tenha ouvido falar sobre isso de passagem, seja de seus alunos, seu filho ou da mídia.

Portanto, está na hora de você se familiarizar com o aplicativo e o que é isso.

O que é o Instagram?

Na sua forma mais básica, o Instagram é um aplicativo de rede social que permite que seus usuários compartilhem fotos e vídeos com seus amigos. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos habituais e se destaca no smartphone de muitos jovens (e mais velhos!).

A empresa foi fundada por Kevin Systrom e Mike Krieger, ambos graduados na Universidade de Stanford, em 2010 e agora tem cerca de 200 milhões de usuários. O Facebook, gigante das redes sociais, adquiriu a empresa em 2012. Embora sua premissa básica seja o compartilhamento de fotos, a popularidade do site vem da funcionalidade de edição de fotos.

Quando um usuário tira uma foto, os filtros do Instagram – dos quais existem dezenas – podem transformar as imagens de uma maneira que lembra as impressões Polaroid antiquadas. O aplicativo permite a criação de perfis pessoais, mas também pode ser conectado a perfis de redes sociais existentes, como Facebook e Twitter, o que significa que os usuários podem compartilhar suas fotos em várias plataformas.

Recursos

Perguntas do Instagram

O Instagram Questions é um recurso introduzido em julho de 2018. Ele permite que os usuários respondam às perguntas de seus seguidores. Isso é um pouco remanescente do controverso Ask.FM, embora as respostas às perguntas não sejam anônimas! Se você enviar uma pergunta a alguém que você segue, eles podem postar essa pergunta na história e escrever uma resposta, mas ela não será identificada como a pessoa que fez a pergunta. É um recurso popular entre os influenciadores.

Instagram Direct

O Instagram Direct permite compartilhar fotos, vídeos, páginas hashtag, perfis e locais com uma única pessoa ou pequeno grupo de pessoas (até 15 pessoas) diretamente no feed de notícias de um usuário. Você pode acessar o Instagram Direct pelo ícone da Caixa de entrada, no canto superior direito do aplicativo. Saiba mais sobre o Instagram Direct aqui:  blog.instagram.com

Instagram Stories

O Instagram Stories permite que os usuários publiquem uma seleção de fotos / vídeos em uma história. O novo recurso funciona da mesma maneira que o Snapchat Stories, com as histórias desaparecendo após 24 horas. As histórias do Instagram não são postadas no perfil de um usuário ou no Feed de notícias. As Histórias do Instagram seguem as mesmas configurações de privacidade do perfil do Instagram dos usuários. Por exemplo, se um usuário tiver uma conta privada e postar uma história, apenas seus amigos poderão visualizá-la.

Instagram: Quais são os riscos?

Inicialmente, quando um usuário se inscreve, seu perfil é automaticamente publicado – o que significa que as fotos ou vídeos criados e compartilhados usando o aplicativo podem ser vistos por qualquer pessoa. Não precisamos descrever para você os óbvios problemas de privacidade que isso gera. Veja como tornar as postagens privadas no final deste artigo. Com o aumento de novos recursos, como o Instagram Questions , o risco é que eles sejam usados ​​negativamente e intimidem outros usuários. 

O Instagram também esteve envolvido em outras controvérsias. Em 2013,  a BBC investigou  o uso do aplicativo por traficantes de drogas que usavam o Instagram para vender drogas. No entanto, o Instagram agora monitora a função de hashtag – usada por muitos no aplicativo – em um esforço para interromper o uso ilícito de seu serviço.

Como muitos outros sites de redes sociais, o Instagram também tem limites de idade, embora sejam difíceis de aplicar. 

“O Instagram exige que todos tenham pelo menos 13 anos de idade antes de poderem criar uma conta (em algumas jurisdições, esse limite de idade pode ser maior). Se seu filho tem menos de 13 anos e criou uma conta no Instagram, você pode mostrar a ele como  excluir a conta dele . ”

Instagram: Quais são os benefícios?

Tal como acontece com muitos dos sites de redes sociais mais populares, embora existam riscos, também existem benefícios. O Instagram visa incentivar a originalidade criativa. De fato, o Instagram é provavelmente uma das razões por trás do ressurgimento da popularidade da fotografia. O aplicativo permite que seus jovens usuários compartilhem suas vidas em fotografias peculiares, filtradas, hashtags ou clipes de vídeo curtos e certamente foi bem utilizado pela maioria de seus usuários.

Os jovens também gostam do fato de poder seguir pessoas famosas ou influenciadores no aplicativo, manter-se atualizado com novos negócios, notícias e amigos.

Aproveite ao máximo o Instagram, garantindo que você entenda a funcionalidade do aplicativo e as configurações de privacidade. Precisa de alguma ajuda? Respondemos a algumas perguntas frequentes abaixo:

Como bloquear uma pessoa

PASSO 1: Toque no ícone ‘Três pontos’ no perfil selecionado

PASSO 2: toque em ‘Bloquear usuário’

Como denunciar uma foto ou vídeo

PASSO 1: Toque em ‘Três pontos’ na seção de comentários

PASSO 2: toque em Denunciar inadequado

PASSO 3: selecione o relatório relevante

Como excluir e relatar comentários

PASSO 1: toque no botão de comentários

PASSO 2: Dependendo do dispositivo, selecione Comentário / deslize da direita para a esquerda para revelar as opções de exclusão

Lembre-se também de que você pode desativar os comentários nas suas configurações.

Como compartilhar (privado)

PASSO 1: toque em editar seu perfil

PASSO 2: as postagens de ticks são particulares

Nossa recomendação:

Depois que o aplicativo muda para privado, e os usuários compartilham suas imagens com seus amigos, achamos que o Instagram é um ótimo aplicativo que os jovens devem ser incentivados a usar.