Explicando: O que é o YouTube?

O YouTube é um serviço de compartilhamento de vídeos em que os usuários podem assistir, curtir, compartilhar, comentar e enviar seus próprios vídeos. O serviço de vídeo pode ser acessado em PCs, laptops, tablets e telefones celulares.

Quais são as principais funções do YouTube?

  • Os usuários podem pesquisar e assistir a vídeos
  • Crie um canal pessoal do YouTube
  • Envie vídeos para o seu canal
  • Curtir / Comentar / compartilhar outros vídeos do YouTube
  • Os usuários podem se inscrever / seguir outros canais e usuários do YouTube
  • Crie listas de reprodução para organizar vídeos e agrupar vídeos juntos

Por que os adolescentes gostam do YouTube?

O YouTube é um serviço de uso gratuito  e pode ser um ótimo espaço para os adolescentes descobrirem o que gostam. Para muitos jovens, o YouTube é usado para assistir a videoclipes, programas de comédia, guias, receitas, hacks e muito mais. Os adolescentes também usam o serviço de compartilhamento de vídeo para seguir seus vloggers favoritos (blogueiro de vídeo), assinar outros YouTubers e celebridades em que estão interessados.

Restrições de idade

Para configurar uma conta do YouTube, os usuários devem ter 18 anos ou mais de 13 anos com o consentimento dos pais. 

No entanto, os usuários não precisam fazer login para acessar o site ou para visualizar vídeos. Existe, no entanto, uma versão infantil do YouTube agora disponível para download gratuitamente. O YouTube kids foi desenvolvido para crianças de 3 a 8 anos de idade e facilita a localização de conteúdos para os pais e as crianças. 

Quais são os riscos?

O YouTube é um ótimo lugar para descobrir coisas novas, aprender e obter entretenimento. No entanto, existem algumas coisas que os pais e os adolescentes devem estar cientes ao usar o serviço.

Conteúdo inapropriado

O YouTube tem mais de um bilhão de usuários e, com uma estimativa de 300 horas de vídeos enviados por minuto, nem tudo é apropriado para crianças.

Mas você pode ajudar a minimizar o risco de seu filho encontrar conteúdo que pode não ser apropriado para ele. Se você ou seu filho vir algo inapropriado, os usuários poderão sinalizar o vídeo com o YouTube. Para mais informações sobre a sinalização de conteúdo impróprio, acesse: google.com/youtube/

Cyber ​​Bullying

Infelizmente, as pessoas podem experimentar comentários negativos e intimidação no serviço, principalmente por meio da função de comentários (usuários do YouTube podem comentar em vídeos de outros usuários). Se seu filho tiver um canal / perfil do YouTube, pode ser uma boa ideia recomendar que ele  desative os comentários em seu próprio perfil / canal . Isso pode ser feito com muita facilidade por meio de configurações e ajuda a minimizar o risco de comentários negativos. Se seu filho está sofrendo assédio no YouTube, você pode bloquear e denunciar usuários.

Veja abaixo mais informações sobre relatórios e bloqueio de usuários

Bloquear usuários: google.com/youtube/block

Denunciar abuso: youtube.com/reportabuse

Dicas para manter seu filho seguro no YouTube

1. Gerenciando configurações de privacidade

Quando um usuário envia um vídeo para o YouTube, por padrão, o vídeo é definido como público, o que significa que qualquer pessoa pode vê-lo. Dependendo da idade do seu filho, você deve discutir quais configurações são melhores para usar se seu filho estiver carregando imagens para o YouTube. Você pode alternar facilmente os vídeos para privados ou não listados (publicado no YouTube, mas não pode ser encontrado sem um link direto para o vídeo).

Você também pode convidar pessoas para ver seus vídeos usando o Google Circles . Observe que você precisa vincular seu canal ao Google+ para compartilhar um vídeo privado com outros usuários. Clique aqui para obter informações sobre como conectar um canal do YouTube a um perfil do Google+.

2. Configure o Controle dos Pais

Os pais devem configurar restrições de idade e controle dos pais no YouTube. Veja como configurar o controle dos pais.

3. Desativar comentários no YouTube

O YouTube permite que você desative comentários totalmente em vídeos ou os usuários têm a opção de aprovar cada comentário antes de serem publicados, o que pode ajudar a evitar riscos de sofrer cyberbullying. Veja como desativar os comentários .

4. Use o modo de segurança

O YouTube possui um modo de segurança , uma configuração que oferece aos usuários a oportunidade de barrar conteúdo adulto. É uma configuração de “aceitação”, o que significa que ela não entrará em vigor até você ser ligada. A configuração filtra os resultados da pesquisa para remover vídeos com conteúdo adulto ou com restrição de idade, o que significa que esse conteúdo não será exibido nas pesquisas de vídeos, vídeos relacionados, listas de reprodução, programas ou seções de filmes. Embora nenhum sistema de filtragem seja 100% preciso, recomendamos que os pais de crianças pequenas ativem esse recurso.