Mais de 80% das famílias de Pernambuco estão endividadas, segundo pesquisa

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de Pernambuco, 80% das famílias do estado estão endividadas. Esse número nos diz que 436.557 famílias estão com despesas atrasadas.

Além disso, a pesquisa aponta que entre 11% e 50% do valor mensal recebido pelas famílias são para pagar dívidas nos lares em que recebem até 10 salários mínimos no estado.

8 a cada 10 famílias estão com contas atrasadas em Pernambuco

Entre as dívidas das famílias pernambucanas estão o cartão de crédito, carnês de lojas, carnês pré-datados, empréstimos pessoais, prestações de carro e seguros e a compra de imóveis.

O levantamento feito pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) apontou que no mês de março de 2023 eram 436.551 famílias endividadas em Pernambuco. Uma queda de 0,41% referente ao mês de fevereiro deste ano, e um avanço de 1,24% referente ao mesmo período em 2022.

  • 84% das famílias que ganham até 10 salários mínimos estão endividadas;
  • 79,1% das famílias que ganham acima disso estão endividadas.

Além disso, a PEIC diferencia as nomenclaturas:

  • Potencial inadimplência: é a expectativa dos endividados de não pagarem suas dívidas no mês seguinte ao levantamento;
  • Inadimplência: é o atraso no pagamento, em que os compromissos de endividamento não são cumpridos.

Quando a inadimplência domina, esse endividamento reflete no setor de varejo. As pequenas empresas perdem consumidores e elas próprias passam a não pagar contas, o que gera atraso nas entregas e perda de credibilidade. O capital de giro é afetado e dificulta o acesso ao necessário para manter as atividades.

Volume de vendas da Páscoa em 2023 no Pernambuco pode chegar a R$ 49 milhões

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o volume de vendas nesta páscoa deve chegar a R$ 49 milhões, mesmo com o acréscimo dos valores de barras, ovos e bombons de chocolate e peixes.

Além disso, o comércio deve se beneficiar não somente com o consumo de alimentos como também de bebidas.

Imagem: Freepik / freepik.com