Famosa praça de Fortaleza deve sofrer mudanças em breve

A Prefeitura de Fortaleza planejar implementar reformas na Praça do Ferreira, um dos cartões postais da capital cearense. A expectativa é que as mudanças acontecerão nos jardins, nos quiosques e em outros pontos do parque. Existindo desde 1829, o local já passou por diversas mudanças ao longo dos anos. Saiba mais detalhes.

Praça do Ferreira passará por uma reforma em diversos aspectos do espaço

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) está elaborando um projeto de reforma da famosa praça de Fortaleza e deve enviar para a prefeitura executá-lo. Estão previstas mudanças em diversos pontos do local, como a pavimentação, os jardins, os quiosques e os espaços de convivência no logradouro.

Nesta semana, foram divulgadas as primeiras imagens do projeto, que dão uma ideia de como ficará o espaço depois da reforma. A Prefeitura de Fortaleza está aguardando a sua conclusão para dar início às obras, mas já se comprometeu a realizá-lo assim que for finalizado e o seu orçamento, estipulado.

Os arquitetos Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo estão assinando o projeto. Vale ressaltar também que ambos foram os profissionais responsáveis pela última reforma, que aconteceu no ano de 1991. Nesse sentido, é válido pontuar que a praça de mais de 180 anos já passou por diversas transformações.

Ao longo da sua história centenária, o cartão postal da capital cearense já contou com diversos elementos arquitetônicos, como caixa d’água, bancos de duas faces, “frades-de-pedra” para amarrar cavalos, quiosques de cafés, coreto (que foi utilizado como palanque em manifestações políticas).

Além de 1991, também foi reformada em 1920, 1932 e 1969. Já o nome da praça foi definido em 1871 e homenageia o tenente Coronel Antônio Rodrigues Ferreira, o Boticário Ferreira. Apesar de ter nascido em Niterói, o homenageado mudou-se para Fortaleza e tornou-se um importante político do estado.

Imagem: Reprodução/Kid Jr.