Fato ou Fake? Vídeo de traficantes expulsando turistas em praia da Bahia é real?

Está circulando um vídeo nas redes sociais que mostra traficantes removendo barracas ocupadas por turistas em uma praia da Bahia. A legenda aponta “traficantes expulsando turistas, em Itapuã, porque os hotéis e os comerciantes não quiseram pagar a taxa cobrada pelos traficantes na Bahia”. Mas será que é verdade?

Descubra se o vídeo que está circulando nas redes com essa legenda é verdadeiro ou não.

Vídeo de traficantes expulsando turistas de uma praia baiana é falso

Em primeiro lugar, a legenda do vídeo é falsa e acaba tirando o conteúdo do seu contexto verdadeiro. Na realidade, o que as cenas estão mostrando são ambulantes retirando cadeiras e guarda-sóis depois que aconteceu um desentendimento com o proprietário do bar, que fica na praia de Muro Alto, em Ipojuca.

De acordo com uma reportagem publicada pelo g1, no dia 4 de outubro, esse grupo de ambulantes utilizou entulhos na tentativa de fechar o acesso à praia baiana. No entanto, foram impedidos por agentes do 16º Batalhão e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV). Ninguém foi preso na ocasião.

Para a reportagem, uma pessoa que trabalha nesse bar e que pediu para não ser identificada afirmou que o desentendimento teve início quando o estabelecimento começou a adotar a prática do “day use”, ou seja, quando um cliente paga para utilizar todo esse espaço durante um dia inteiro e com exclusividade.

Assim, de acordo com os ambulantes do vídeo, essa nova prática adotada pelo bar acabou reduzindo o movimento e, consequentemente, as suas vendas. Além disso, a Polícia Militar conversou com outros comerciantes dessa região e a insatisfação apontada foi com a política de preços do estabelecimento.

Portanto, o vídeo registra uma situação que de fato aconteceu no litoral da Bahia, mas a legenda é falsa e altera completamente o contexto daquele momento na praia.

Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!

Imagem: Reprodução/Freepik