Fenômeno deve gerar mudanças de temperatura no Pará

Depois de um 2023 extremamente quente em quase todo o país, a chegada de um novo fenômeno climático neste ano deve deixar as temperaturas mais amenas. Além disso, desde o final do ano passado, o El Niño, que provocou ondas de calor pelo território brasileiro, também está perdendo sua força.

Saiba mais detalhes a respeito das previsões.

Novo fenômeno deve amenizar as temperaturas no estado do Pará

Para este ano, a expectativa dos meteorologistas, diferentemente de 2023, é de uma influência do fenômeno La Niña, que deve amenizar as temperaturas e trazer mais chuvas para o estado do Pará. Em 2024, o país vivenciou temperaturas extremas e ondas de calor por causa da influência do El Niño.

Nesse sentido, de acordo com o coordenador do 1° Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na Amazônia, Adriróseo Alves dos Santos, o El Niño já vem perdendo força desde dezembro do ano passado e os paraenses deverão enfrentar temperaturas mais baixas ao longo do ano.

“A La Niña é o inverso do El Niño. E temos a perspectiva de um ano de La Niña. Março é o mês mais chuvoso. O pico maior é março. Abril tem chuva, só que menos. A tendência em maio é diminuir e, em junho, um outro sistema começa a entrar no período menos chuvoso”, explica o meteorologista.

Vale destacar que, neste momento, o Pará vive o chamado “inverno amazônico”, ou seja, período de intensificação das chuvas na região. Em janeiro deste ano, por exemplo, choveu 649.3 milímetros no estado, volume 65% maior do que a média histórica registrada para o mês nos últimos 30 anos.

Segundo o coordenador do Inmet, a expectativa é que o volume de chuvas do mês de março também supere a média histórica, que é de 506.3 milímetros.

Imagem: Reprodução/Freepik