Florestas do Pará registram grande queda de desmatamento; veja dados
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia brasileira desacelerou mais de 20% nos 12 meses até julho, sendo que o Pará foi um dos estados que mais contribuiu. Deve-se lembrando que o governo federal definiu o meio ambiente como uma de suas prioridades. Saiba mais detalhes.
Pará contribui com a redução do desmatamento da Amazônia
Entre agosto de 2022 e julho deste ano, o desmatamento na Amazônia brasileira desacelerou 22,3%, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Aproximadamente 9.001 quilômetros quadrados da floresta foram desmatados no período. Na última pesquisa, esse número foi de 11.594 km².
Além disso, de acordo com o relatório anual do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), houve uma redução de 42,1% do desmatamento nos 70 municípios que são considerados prioritários pelo Ministério de Meio Ambiente por serem o foco do desmate.
Nesse sentido, o estado do Pará foi um dos destaques no período, com uma queda de 21%, enquanto que, no Mato Grosso, foi registrado um crescimento de 9% no corte ilegal de madeira. No entanto, as maiores quedas no desmatamento foram identificadas em Rondônia (42%) e no Amazonas (40%).
Vale ressaltar que, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), houve um aumento expressivo do desmate na região, uma vez que as agências de proteção ambiental foram enfraquecidas e garimpeiros, madeireiros e fazendeiros, incentivados a se dirigirem para a floresta e desmatarem.
Já no atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorreu a reconstrução de parte do sistema de proteção ambiental do país, além de que o combate ao desmatamento foi colocado como prioridade. Somente neste ano, houve uma alta de 104% dos autos de infração na Amazônia.
Além disso, também aumentou o número de apreensões, embargos e destruição dos equipamentos utilizados pelos criminosos na região.
Imagem: Reprodução/Freepik