Fortaleza registra segundo maior volume de chuva de todo o Nordeste
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Fortaleza, capital do estado do Ceará, recebeu o segundo maior volume de chuva entre terça-feira (28) e a manhã de quarta (29). No entanto, a cidade com mais precipitação foi na Paraíba. Para o final desta semana, a expectativa é de mais chuva.
Saiba mais detalhes sobre a previsão para os próximos dias na capital.
Volume de chuva em Fortaleza chama a atenção nesta semana
Entre terça-feira (28) e a manhã de quarta (29), Fortaleza, capital do estado do Ceará, recebeu o segundo maior volume de chuva do país, ficando atrás apenas de Campina Grande, na Paraíba. No Nordeste, foi a única capital com precipitações registradas. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Além disso, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, essa foi há primeira em vez em um período de sete meses que Fortaleza recebeu chuvas acima de 60 milímetros. A última vez aconteceu no dia 27 de abril, quando o órgão registrou chuva de 78,8 milímetros na capital cearense.
A fundação ainda apontou que a precipitação foi registrada em 80 cidades do estado nordestino, com destaque para Crato, com 62 milímetros, Fortaleza, com 61,4 milímetros, e Palmácia, com 58 milímetros. As chuvas estão relacionadas com o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), fenômeno em atuação.
Nesse sentido, com tanta chuva, a situação dos principais reservatórios volta a ser observada com atenção. Neste momento, o Castanhão, maior reservatório do país, aparece com 25,10% da sua capacidade total. Já Orós, o segundo maior do estado, está com 54,76% e o Banabuiú, com 38%.
Em relação à previsão para os próximos dias em Fortaleza, a expectativa é de muita nebulosidade e precipitações isoladas ao longo do dia. Já as temperaturas ficarão entre 26 °C e 32 °C até o final desta semana.
Imagem: Reprodução/Freepik