Fumaça que vem do Pará prejudica a qualidade do ar em outro estado brasileiro

De acordo com o secretário de Meio Ambiente do estado do Amazonas, a fumaça que encobriu a capital, no último domingo (28), vem do Pará. O ministério já tem adotado uma operação de contenção para diminuir os efeitos da fumaça sentidos há semanas. Com a chuva dos últimos dias, a fumaça cessou. Saiba mais detalhes.

Fumaça que encobriu a capital do Amazonas vem do estado do Pará

Desde o começo do mês, a população de Manaus vem sofrendo com uma fumaça que tem piorado a qualidade do ar da cidade. Na manhã do último domingo (29), a condição voltou a se repetir depois de uma período chuvoso, que fez com que a fumaça fosse levada, aliviando a situação para os moradores.

Nesse domingo, o secretário de Meio Ambiente do estado do Amazonas, Eduardo Taveira, afirmou que essa condição tinha origem no Pará. Segundo ele, há uma concentração muito grande de fumaça no oeste paraense, que foi levada a Manaus pelos ventos. No último sábado (28), foram 22 focos de calor.

“Para vocês terem uma ideia, foram registrados mais de 1.800 focos de calor acontecendo naquela área [oeste do Pará], e o fluxo de ventos, infelizmente, traz essa massa de fumaça ou parte dela até aqui, em Manaus”, afirma Taveira.

Além disso, o secretário destacou uma operação de contenção que está sendo realizada desde as primeiras aparições da condição. De acordo com o titular da pasta, desde o dia 10 de outubro, quando ela começou, já houve uma redução de 88% nos focos de calor registrados pelo monitoramento.

Por fim, Taveira deixou claro que nenhuma equipe foi desmobilizada por conta dessa redução observada. No último domingo, por volta das 8h, segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental, Manaus registrou nível 229 na zona norte, o que é considerado uma condição péssima para a qualidade do ar.

Imagem: Reprodução/Portal AM1