Governo distribui gás de cozinha gratuitamente na Bahia
O Vale-Gás estará de volta na Bahia a partir deste mês de abril, agora com novidades no governo Lula: o benefício pagará 100% do preço médio do país. Ele é voltado para as famílias de baixa renda que possuem os requisitos do programa.
O valor pago será de acordo com a média nacional do botijão de gás de 13kg, dado fornecido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Gás de cozinha será 100% pago pelo programa da Bahia
O Vale-Gás foi criado pelo governo Bolsonaro em 2021. O benefício pagava 50% do valor total de um botijão de gás de 13kg, sendo pago junto com o Bolsa Família, em que o beneficiário recebia através do Caixa Tem.
A partir de abril de 2023 o Vale-Gás vai cobrir 100% do custo e será pago bimestralmente (a cada dois meses). A alteração do programa foi feita pelo governo Lula.
As famílias inscritas no Cadastro Único e que atendem aos seguintes requisitos poderão ser beneficiados:
- Renda mensal inferior ou igual à metade de um salário mínimo (R$ 651);
- Integrantes familiares que têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O Vale-Gás que será pago em 2023 já possui datas divulgadas e vão ocorrer de acordo com o pagamento do Bolsa Família.
Para consultar é necessário acessar o aplicativo do Bolsa Família disponível para Android e iOS. No mês de abril, o Vale-Gás será pago entre os dias 14 e 28. A liberação acontece de acordo com a ordem do dígito final do NIS, assim como o pagamento do Bolsa Família.
O saque do benefício de gás de cozinha pode ser feito nas lotéricas e correspondentes da Caixa. Saiba mais: No Ceará mais de 17 mil famílias devem ser beneficiadas com o Vale-Gás.
Imagem: ededchechine / freepik.com