Gastronomia de Belém é boa? Veja motivos para conhecer

Para além da mistura de ingredientes e de temperos, a gastronomia também tem forte relação com a sociedade de origem. Dessa forma, os pratos típicos de uma determinada região estão relacionados também com a cultura do seu povo. Nesse sentido, a cozinha de Belém se destaca por diversos motivos.

Saiba mais detalhes a respeito dos pratos feitos na capital paraense.

Gastronomia de Belém se destaca em um Brasil de muitas culturas

Em primeiro lugar, ao visitar a capital do estado do Pará, é possível experimentar diversos pratos sem gastar muito. Isso porque, em locais como a Praça Brasil, em Belém, há uma grande quantidade de barracas oferecendo produtos dos mais variados e por um preço que agrada qualquer cliente.

Além disso, a gastronomia de Belém também se destaca pelo uso de iguarias regionais nos pratos do dia a dia, o que pode até ser estranho para pessoas de outros estados. É o caso, por exemplo, do açaí, que costuma ser servido junto com a comida e em consistência líquida, o que só é possível encontrar por lá.

Por fim, vale ainda destacar a diversidade de pratos, ingredientes, texturas e sabores que estão presentes na capital paraense. Dessa forma, em um país de muitas culturas, a gastronomia de Belém consegue se destacar por diversos motivos, de modo que mereça ser conhecida por outros brasileiros e turistas.

Pratos típicos

Um dos pratos mais tradicionais de Belém é o Pato no Tucupi, que é produzido com somente dois ingredientes: o tucupi e o jambu. Além disso, também é válido destacar a maniçoba, também conhecida como a feijoada paraense, feita com folhas trituradas da mandioca e carnes salgadas e defumadas.

O tacacá, o vatapá, o caruru, o bolo de macaxeira e o próprio açaí também são alimentos típicos da capital paraense.

Imagem: Reprodução/O Liberal